Secretaria de
Agricultura e Abastecimento

Especialista do Instituto de Zootecnia passa a integrar grupo de pesquisa internacional sediado em Portugal

Especialista do Instituto de Zootecnia passa a integrar grupo de pesquisa internacional sediado em Portugal

O pesquisador Rodrigo Giglioti, do Instituto de Zootecnia (IZ–APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, passou a integrar desde o início de 2026 o corpo docente e de pesquisadores do Global Health & Tropical Medicine (GHTM), no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. O grupo possui grande relevância nos cenários europeu e internacional, entre outras coisas, pelo trabalho voltado a pesquisa e controle de doenças.

A pesquisa de Giglioti, que se concentra em doenças transmitidas ao gado por carrapatos, como babesiose e anaplasmose, tem o objetivo de identificar animais geneticamente e fenotipicamente resistentes e/ou resilientes a esses ectoparasitas e patógenos. “Nosso compromisso é contribuir efetivamente para o controle estratégico de carrapatos e doenças transmitidas por eles, promovendo avanços no melhoramento genético, na sustentabilidade e na produtividade da produção animal”, argumenta.

Giglioti relata que utiliza metodologias de avaliações detalhadas de infestações por carrapatos, desde contagens visuais tradicionais até análises de imagem inovadoras, com o auxílio de Inteligência Artificial. “Para a detecção e quantificação de patógenos, a PCR quantitativa é amplamente utilizada para babesiose e anaplasmose, permitindo a medição precisa de acordo com os níveis de infecção”, comenta o especialista. Conforme explica, estes métodos de avaliações são fundamentais para identificar animais com resistência superior. “Atualmente, um aspecto significativo da pesquisa envolve o uso de medidas de desempenho e saúde animal para identificar animais resilientes, que mantêm a produtividade apesar dos desafios patogênicos”, complementa.

Envolvido em projetos interdisciplinares, o trabalho do pesquisador junto ao GHTM visa impulsionar a inovação, a formação de novos pesquisadores e a transferência de conhecimento para o setor agropecuário. “Em 2023 passei um período neste Instituto de Lisboa, realizando estágio de treinamento de análise de dados de RNAseq e cultivo in vitro de Babesia spp., e executando análises de bioinformática dos dados transcriptômicos de RNAseq provenientes de projeto Fapesp que desenvolvi no IZ. Durante o estágio ministrei curso e palestra na Unidade abrindo portas para esta nova oportunidade”.  

Sobre o GHTM

Unidade com uma experiência multi e interdisciplinar única em saúde pública global e ciências biomédicas, com a missão de realizar investigação, proporcionar formação e implementar a equidade em Saúde Global sustentável.

Trabalha com Saúde Global (SG) e Medicina Tropical (MT), estabelecendo ligações entre instituições de língua portuguesa num contexto mundial para produzir evidências científicas para o desenvolvimento de políticas de saúde.

A GHTM combina investigação ao nível da população com investigação laboratorial de ponta sobre patógenos e vetores, apoiada por infraestruturas especializadas, o que a torna uma unidade de P&D de elevada intensidade laboratorial.

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Assessoria de Comunicação
imprensa.agricultura@sp.gov.br
(11) 5067-0068

Logo Governo