Secretaria de
Agricultura e Abastecimento

Governo de São Paulo entrega 166 títulos e inaugura primeira unidade do Cozinhalimento em assentamento rural do Estado

Governo de São Paulo entrega 166 títulos e inaugura primeira unidade do Cozinhalimento em assentamento rural do Estado

Famílias de Rosana, no extremo oeste do estado, receberam 51 títulos rurais e 115 urbanos; programação incluiu inauguração da primeira Cozinhalimento em assentamento, além de visitas à cooperativa da agricultura familiar e a propriedades beneficiadas pelo programa de regularização fundiária paulista

O Governo de São Paulo realizou, nesta quarta-feira (11), em Rosana, a entrega de 166 títulos de regularização fundiária, 51 rurais e 115 urbanos, e a inauguração da primeira unidade do programa Cozinhalimento instalada em assentamento rural no Estado.

“Hoje o Estado cumpre seu dever ao garantir o direito da terra às famílias. A regularização é a base para que cada produtor possa investir, produzir com tranquilidade e planejar o futuro com estabilidade”, destacou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Geraldo Melo Filho.

Os 51 títulos rurais contemplam famílias dos assentamentos Gleba XV de Novembro e Porto Maria, enquanto os 115 títulos urbanos são destinados a imóveis inseridos no cinturão verde do município.

“A Gleba XV é um território marcado pela história fundiária paulista. É muito simbólico estarmos aqui para entregar 51 títulos e reforçar o compromisso de titular 100% do assentamento ao longo desta gestão. O título leva segurança jurídica, abre portas para investimento, acesso ao crédito e garante tranquilidade para que as famílias planejem o futuro”, afirmou o diretor executivo do ITESP, Lucas Bressanin. 

No município de Rosana já foram entregues 381 títulos rurais nos últimos 3 anos, sendo 95% para pequenas propriedades. No Estado de São Paulo, já foram entregues mais de 5 mil títulos rurais e 7 mil urbanos.

Cozinhalimento em assentamento

A unidade inaugurada do programa Cozinhalimento em Rosana é a primeira a ser instalada em um assentamento rural no Estado. A cozinha, que se soma às 265 unidades já em funcionamento (sendo a 211ª entregue nesta gestão), contou com investimento de R$ 90 mil. O programa promove empreendedorismo, capacitação profissional e segurança alimentar, com um histórico de mais de 29 mil alunos formados em todo o território paulista.

Legenda: Primeira unidade entregue em 2026

À tarde, a agenda incluiu visita à propriedade do produtor rural Ruy Armelin, em Rosana. Primeira fazenda titulada com base na Lei 17.557/22, a propriedade se tornou exemplo dos impactos da segurança jurídica no campo.

Após a regularização definitiva, foram investidos cerca de R$ 12 milhões na construção de um silo com capacidade para armazenar 120 mil sacas de soja e milho, atendendo aproximadamente 4.300 hectares da região. A estrutura reduziu custos logísticos, gerou empregos e ampliou a competitividade local. A titulação também viabilizou acesso a crédito para novos projetos, como investimentos em irrigação.

Logo Governo