Secretaria de
Agricultura e Abastecimento

Governo de SP ultrapassa 6,3 mil títulos rurais com nova entrega no Oeste Paulista

Governo de SP ultrapassa 6,3 mil títulos rurais com nova entrega no Oeste Paulista

Estado reforça trajetória de regularização fundiária que já alcança mais de 276 mil hectares e amplia segurança jurídica no campo e na cidade

Nesta segunda-feira (23), em Pirapozinho, o Governo do Estado de São Paulo reafirma o avanço da política de regularização fundiária ao realizar a entrega de títulos rurais e autorizações de regularização urbana no Oeste Paulista, consolidando uma trajetória contínua de ampliação da segurança jurídica no campo e nas cidades.

Na ocasião, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento realiza a entrega de mais de 400 títulos de regularização fundiária rural a produtores de 75 assentamentos localizados nos municípios de Caiuá, Presidente Prudente, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Teodoro Sampaio, Mirante do Paranapanema, Euclides da Cunha Paulista, Rosana e Marabá Paulista.

Com a nova entrega, o Estado ultrapassa a marca de 6,3 mil títulos rurais emitidos desde 2023, em um processo que consolida a regularização fundiária como uma das principais políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural em São Paulo. No mesmo período, mais de 276 mil hectares foram regularizados, ampliando o acesso a crédito, incentivando investimentos produtivos e fortalecendo a permanência das famílias no campo.

“Chegar a marca de 6,3 mil títulos rurais emitidos desde 2023 é resultado de um trabalho contínuo que tem levado segurança jurídica e oportunidades para milhares de famílias paulistas. A regularização fundiária é um instrumento fundamental para promover desenvolvimento, ampliar o acesso a políticas públicas e fortalecer a produção rural em todas as regiões do Estado”, comenta o secretário de Agricultura e Abastecimento, Geraldo Melo Filho.

A evolução dos resultados também evidencia o alcance territorial da política fundiária. Mais de 50% dos lotes de assentamentos do Estado já foram regularizados, índice que ultrapassa 75% no Pontal do Paranapanema, uma das regiões mais emblemáticas da reforma agrária no país. O avanço reflete um trabalho contínuo que não se limita aos assentamentos, abrangendo também pequenas, médias e grandes propriedades rurais, comunidades tradicionais como quilombolas e áreas públicas em diferentes esferas, em conformidade com a legislação vigente.

No campo urbano, será assinada a autorização para a emissão de 1.036 títulos de regularização fundiária em 16 municípios paulistas: Itaberá, Tarabai, Marabá Paulista, Euclides da Cunha Paulista, Mirante do Paranapanema, Luiziânia, Queiroz, Itapetininga, Nhandeara, Cajati, Pariquera-Açu, Registro, Sete Barras, Iguape, Itirapuã e Fartura. A medida amplia a segurança jurídica para famílias urbanas e fortalece a política estadual de regularização.

A ação é coordenada pelo Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) e integra uma estratégia mais ampla de desenvolvimento econômico e social nas regiões contempladas. A titulação garante propriedade definitiva, facilita o acesso a crédito e estimula investimentos, promovendo estabilidade e geração de oportunidades no meio rural.

Além das entregas de regularização fundiária, a agenda do Governo do Estado reúne outras iniciativas voltadas ao desenvolvimento regional. A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) realiza a entrega de 203 unidades habitacionais, e o município de Paulicéia recebe o descerramento da placa da Creche Escola Jardim Primavera, ampliando a rede de atendimento à primeira infância no Oeste Paulista.

Logo Governo