Secretaria de
Agricultura e Abastecimento

Apta Regional de Piracicaba promove Dia de Campo da Soja para debater impacto dos solos na produtividade e mitigação da seca

Apta Regional de Piracicaba promove Dia de Campo da Soja para debater impacto dos solos na produtividade e mitigação da seca

Em um cenário de estiagens cada vez mais intensas e frequentes, o solo assume papel estratégico na sustentabilidade da cultura da soja. Para aprofundar esse debate, a Apta Regional de Piracicaba, vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realiza o Dia de Campo da Cultura da Soja, voltado a produtores, pesquisadores e profissionais da cadeia produtiva. O evento técnico-científico ocorrerá no dia 6 de fevereiro, das 08h às 12h, na sede da instituição, localizada na Rua Alberto Coral, 1500 – Vila Fátima, Piracicaba/SP.

O pesquisador científico André César Vitti, da APTA Regional de Piracicaba, apresentará resultados do projeto de pesquisa em andamento “Diferentes tipos de solos e seus efeitos comparativos na produtividade de grãos da cultura da soja”, desenvolvido por Leonardo José Vitti durante sua iniciação científica na unidade. Será mostrado como tipos de solos podem influenciar na produtividade da soja devido às suas características químicas e físicas, propiciando um manejo adequado para a cultura da soja. Com isso, obtém-se um maior aprofundamento do sistema radicular da soja, contribuindo para mitigar os efeitos da deficiência hídrica. Uma oportunidade estratégica para quem busca inovação, sustentabilidade e eficiência no manejo da soja.

A programação do evento inclui palestra técnica e atividade de campo e será coordenado por André César e organizado pela diretora da Apta Regional de Piracicaba, Mônica Sartori de Camargo, e por Leonardo, hoje mestrando do Instituto Agronômico (IAC-APTA).

Mônica explica que o dia de campo irá contribuir para que o produtor conheça melhor os diferentes tipos de solo e as propriedades físico-químicas que afetam o sistema solo-planta. “Principalmente, em relação à formação do sistema radicular da soja e à capacidade de mitigação da deficiência hídrica climática”, destaca.

“Ainda mostraremos outros fatores extremamente importantes e influentes no potencial produtivo da cultura da soja, que devem ser levados em conta nos planejamentos agronômicos e manejo da cultura. Já que em sua maioria são fundamentados no potencial produtivo do solo, exclusivamente do teor da argila do solo”, ressalta Mônica.

O Dia de Campo está vinculado ao projeto “Manejo da cultura da soja em áreas de rotação da cana”, desenvolvido desde 2022 em parceria com a Coplacana, e ao projeto de iniciação científica de Leonardo, orientado pelo pesquisador André César.

O evento conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag).

Apta Regional

A Apta Regional é uma Instituição de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (ICTESP), vinculada à Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA). Com 18 Unidades Regionais de Pesquisa e Desenvolvimento, atua em áreas como agronomia, zootecnia, pesca continental, sanidade vegetal e animal, agregação de valor em produtos agropecuários, sistemas integrados de produção e segurança alimentar. Considerada o maior hub descentralizado de pesquisa agropecuária do Estado, a Apta Regional oferece soluções tecnológicas aplicadas, adaptadas às realidades locais e regionais, contribuindo para o fortalecimento das cadeias produtivas e para uma agricultura mais sustentável e competitiva.

Por

Lisley Silvério (MTb. 26.194)

lsilverio@sp.gov.br

Apta Regional /Apta/ SAA

Seção de Comunicação Científica

Assessora de Imprensa e Comunicação Institucional

Logo Governo