Secretaria de
Agricultura e Abastecimento

APTA participa de evento internacional nos Estados Unidos sobre inovação, ciência e sustentabilidade no agro

APTA participa de evento internacional nos Estados Unidos sobre inovação, ciência e sustentabilidade no agro

A Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (APTA) participa, nos Estados Unidos, da etapa de St. Louis do “ARISE: Agri-Tech for Resilience, Innovation & Sustainable Ecosystems”, um programa internacional estruturado em três fases: Brasil, Estados Unidos e Reino Unido. O objetivo é promover a cooperação entre ecossistemas de inovação e construir, de forma conjunta, um programa internacional de desenvolvimento tecnológico e fomento a startups no setor agroalimentar.

A iniciativa reúne representantes de instituições de pesquisa, governos, hubs de inovação, empresas, investidores e organizações de apoio ao empreendedorismo de países da América Latina, Estados Unidos e Reino Unido. O foco está na articulação entre ciência, inovação, políticas públicas e mercado, com ênfase em temas como inteligência artificial, biotecnologia, dados, sensores, sustentabilidade e sistemas alimentares resilientes.

A primeira etapa do programa foi realizada no Brasil, em São Paulo, e teve como objetivo inicial mapear competências, desafios e oportunidades nos diferentes países participantes. A etapa atual, em St. Louis, aprofunda essas discussões, promovendo encontros técnicos, visitas a ecossistemas de inovação e articulações institucionais. A etapa final ocorrerá em Cambridge, no Reino Unido, onde será consolidado o desenho do programa, com definição de modelos de cooperação, governança e ações concretas.

A APTA está representada no programa pelo diretor da instituição, Carlos Nabil, e pelo head de inovação, Sérgio Tutui. A participação da entidade ocorre tanto no âmbito da construção de um arranjo multilateral, envolvendo diferentes países e organizações, quanto no fortalecimento de relações bilaterais, com foco na criação de oportunidades específicas de cooperação entre institutos de pesquisa, startups e ambientes de inovação.

Além da articulação institucional, o programa abre espaço para a identificação de ações concretas, como intercâmbio de pesquisadores e startups, desenvolvimento de projetos conjuntos, acesso a infraestruturas de pesquisa e aproximação com investidores e empresas de base tecnológica. Essas conexões ampliam as possibilidades de inserção dos institutos paulistas em iniciativas internacionais e fortalecem a atuação da pesquisa pública em agendas globais estratégicas.

A participação da APTA no ARISE reforça o papel da pesquisa agropecuária paulista na construção de soluções colaborativas para os desafios da agricultura contemporânea, é o que afirma Tutui. “Essa é uma contribuição ativa para o desenvolvimento de parcerias internacionais, para a inovação tecnológica e para a consolidação de São Paulo como um polo relevante nos debates globais sobre ciência, tecnologia e sustentabilidade no agro”.

SOBRE A APTA

A Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta) é o órgão responsável por coordenar as atividades de pesquisa científica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Em sua estrutura estão presentes sete Instituições de Ciência e Tecnologia, com unidades distribuídas por todas as regiões do estado: Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Instituto de Zootecnia (IZ) e Apta Regional.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA – SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA DA APTA/SAA:

Luíza Cardoso Costa – luiza.costa@sp.gov.br

Gustavo Steffen de Almeida – gsalmeida@sp.gov.br  

Logo Governo