Secretaria de
Agricultura e Abastecimento

Iniciativas de segurança alimentar são premiadas na edição 2025 do Prêmio Josué de Castro

Iniciativas de segurança alimentar são premiadas na edição 2025 do Prêmio Josué de Castro

Promovido pela SAA, premiação reconhece políticas públicas e pesquisas paulistas

Celebrando as boas práticas de segurança alimentar, o Prêmio Josué de Castro 2025 aconteceu nesta quinta-feira (16) no salão nobre da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP (SAA). O evento também comemora o Dia Mundial da Alimentação.

A premiação, promovida anualmente pela pasta, tem como objetivo valorizar e dar reconhecimento a empresas, instituições e parceiros que se destacam na formulação e execução de programas e iniciativas com foco na segurança alimentar sustentável. 

“Reconhecer as iniciativas e pesquisas voltadas à segurança alimentar é fundamental para estimular mais ações deste tipo”, comenta Camila Kanashiro, diretora de Segurança Alimentar da SAA. 

O prêmio conta com duas categorias: “Projeto ou Políticas Públicas”, com o objetivo de reconhecer iniciativas feitas por órgãos municipais ou estaduais de São Paulo, e também a categoria “Melhor Pesquisa Científica”, que valoriza as ações realizadas por universidades ou instituições públicas ou privadas no território paulista.

Na categoria “Projeto ou Políticas Públicas”, o programa “Bom Prato”, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, foi o grande vencedor. A iniciativa, criada em 2000, é um programa de segurança alimentar do Governo de São Paulo que oferece refeições saudáveis e de alta qualidade a preços acessíveis para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social e baixa renda, funcionando por meio de uma rede de restaurantes populares espalhados pelo estado.

Os institutos de pesquisa da Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta), da SAA, foram premiados na categoria “Melhor Pesquisa Científica”. O Instituto de Pesca (IP-Apta) foi o grande vencedor, com o projeto “Aproveitamento Integral do Pescado no Combate à Fome: Parceria Instituto de Pesca – Núcleo de Pesquisas Pescado para Saúde (IP – NPPS) e Sesc Mesa Brasil-Santos”. 

A iniciativa busca o aproveitamento integral do pescado, utilizando carcaças e partes não convencionais. Elas são transformadas em Carne Mecanicamente Separada (CMS), um produto mais seguro e nutritivo, que substitui a atual “pasta de peixe”. O objetivo é ampliar a segurança alimentar e nutricional de populações vulneráveis da Baixada Santista, com potencial de expansão para outras regiões atendidas pelo Sesc Mesa Brasil.

“O objetivo do Instituto de Pesca foi processar a carcaça na forma de CMS, produto isento de ossos e espinhas, desenvolver pratos para para as crianças, oferecendo um alimento de alta qualidade, e contribuindo com o aumento do consumo do pescado já na infância”, disse a pesquisadora científica do projeto, Thais Moron Machado.

Equipe do Instituto de Pesca recebe premiação

O Instituto Agronômico (IAC-Apta) também foi reconhecido, ficando na 2ª posição da categoria, com o projeto da variedade IAC de batata-doce biofortificada, a IAC 134 AL01, como agente transformador na segurança alimentar de populações de baixa renda, pequenos agricultores e assentados da reforma agrária.

“No mundo, existem 2 bilhões de pessoas que sofrem com a fome. Em função disso, o Instituto Agronômico resolveu fazer um programa de biofortificação da cultura da batata-doce, e o prêmio Josué de Castro mostra que nosso trabalho tem uma grande importância”, destacou o pesquisador do IAC no projeto, Valdemir Peressin.

Equipe do Instituto Agronômico recebe premiação

A cerimônia da 15ª edição do Prêmio Josué de Castro faz parte da 30ª Semana da Alimentação, promovida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento entre os dias 12 e 17 de outubro. 

Confira as fotos do evento

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Assessoria de Comunicação
imprensa.agricultura@sp.gov.br
(11) 5067-0068

Logo Governo