Secretaria de
Agricultura e Abastecimento

Secretaria de Agricultura de SP participa do 2º Fórum Bioinsumos no Agro

Secretaria de Agricultura de SP participa do 2º Fórum Bioinsumos no Agro

Autoridades, lideranças, executivos e pesquisadores debateram sobre regulamentação, desenvolvimento sustentável e modelos de negócio

Com o objetivo de reunir os principais representantes relacionados à cadeia dos bioinsumos para debater os desafios e difundir ainda mais o setor, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA) participou, nesta quinta-feira (09),  do 2º Fórum Bioinsumos no Agro, no Auditório da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), em São Paulo.

A solenidade de abertura teve o pronunciamento do secretário da SAA, Guilherme Piai e a participação dos principais  representantes do setor. Representando o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o secretário executivo Alberto Amorim, realizou o discurso de encerramento.  “O papel que nos foi atribuído pelo governador, e que seguimos rigorosamente, é o de induzir e habilitar. Isso significa promover tudo o que está cientificamente comprovado, que é sustentável e que representa inovação baseada em conhecimento, por meio dos nossos institutos, das universidades paulistas – que são nossos parceiros – e também por outros atores”, destacou Alberto Amorim.

De acordo com um levantamento divulgado pela CropLife Brasil (CLB) revela que a utilização de bioinsumos cresceu 13% na safra 2024/2025 no país. O crescimento médio anual do setor nos últimos três anos foi de 22%, taxa quatro vezes superior à média global. A área potencial tratada com bioinsumos registrou 156 milhões de hectares. 

A taxa média de adoção por área passou de 23% para 26%, no comparativo das últimas duas safras, em uma referência de área plantada de 77 milhões de hectares. A estimativa de área tratada considera aplicações de produtos como biofungicidas, bioinseticidas, bionematicidas, bioinoculantes e solubilizadores de nutrientes, muitas vezes realizadas em uma mesma lavoura em momentos diferentes durante a safra.

O 2º Fórum Bioinsumos no Agro teve como apoio a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e de entidades relevantes do agro como, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Associação Brasileira de Indústrias de Bioinsumos (ABINBIO), Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (ABISOLO), CropLife Brasil (CLB), Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Sebrae-SP, Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (SINDIVEG), entre outras.

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Assessoria de Comunicação
imprensa.agricultura@sp.gov.br
(11) 5067-0068

Logo Governo