A Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) informa que o calendário de semeadura da cultura da soja na Região 1, tem início nesta segunda-feira, dia 1º de setembro. A medida passa a valer após a regionalização do Vazio Sanitário que dividiu o Estado de São Paulo em três regiões.
O prazo para a semeadura na região 1 vai até o dia 29 de dezembro e a lista de municípios pode ser consultada em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/servicos/getpdf.php?idform=1602.
A semeadura da cultura nas regiões 2 e 3 começam, respectivamente, nos dias 13 e 16 de setembro.
A calendarização da semeadura da soja é uma medida fitossanitária prevista na Portaria SDA/MAPA n° 1.271/2025, e tem o objetivo de racionalizar o número de aplicações de fungicidas e reduzir os riscos de desenvolvimento de resistência do fungo Phakopsora pachyrhizi às moléculas químicas utilizadas para o controle da Ferrugem Asiática da Soja.
Além de estar atento ao período de calendário de semeadura, o sojicultor deve cumprir a obrigatoriedade de cadastro das áreas produtoras de soja em até 15 dias após o término do calendário de semeadura, conforme prevista na Resolução DAA n°87/2024. O cadastro deve ser feito diretamente no site da Defesa Agropecuária, através do link abaixo e o agricultor que deixar de cumprir a determinação estará sujeito às penalidades previstas na legislação.
Para cadastro das áreas produtoras de soja no Estado de São Paulo, acesse o link https://survey123.arcgis.com/share/adfae355817e47d5aec064099fbc6219?portalUrl=https://geo.cati.sp.gov.br/portal
Por Felipe Nunes