Secretaria de
Agricultura e Abastecimento

Secretaria de Agricultura de SP participa da 8ª edição do Conexidades

Secretaria de Agricultura de SP participa da 8ª edição do Conexidades

Evento é destaque no intercâmbio de municípios com a iniciativa privada

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) está presente na 8ª edição do Conexidades, em Holambra, interior de São Paulo. O evento é referência na promoção de intercâmbios e aproximações dos municípios com a iniciativa privada, discutindo os principais assuntos dos mais variados temas do dia a dia das cidades.

O evento contou com a presença do Secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, na última terça-feira (5), que participou do painel “Agronegócio – O Campo apoiando o PIB”, trazendo as principais ações e contribuições do agro paulista à economia nacional. Ao lado de Piai estavam presentes: o Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, o Presidente da FUNDEPAG, Francisco Matturo e o Presidente do Presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP, Tirso Meirelles.

“O estado de São Paulo está quebrando recordes no agro esse ano. Nosso setor cresceu 8% em 2025 até agora, e novamente, a mulher e o homem do campo estão puxando o PIB de São Paulo para cima, em nossa balança comercial. Estamos quebrando recordes em todas as áreas”, destacou Piai.

SAA no Conexidades

O evento vai até sexta-feira (8) e a Secretaria conta com um estande para divulgar seus principais programas e pesquisas. A Apta Regional de Adamantina, apresenta os resultados de uma década de pesquisas voltadas à seleção de clones de café robusta (Canephora) adaptados às condições do Estado de São Paulo, em parceria com o Centro de Café do Instituto Agronômico (IAC-Apta). O projeto busca incentivar a diversificação produtiva e ampliar a renda de pequenos agricultores do Oeste Paulista, oferecendo uma alternativa de cultivo com alto potencial de mercado e qualidade reconhecida pela indústria.

O projeto conta com a colaboração de agricultores familiares da região de Adamantina, que apresenta condições ideais para o cultivo da espécie — com temperaturas médias de 23 °C e altitude de 400 metros. Segundo o pesquisador Fernando Takayuki Nakayama, da Apta Regional de Adamantina, o cultivo local pode reduzir custos logísticos e agregar valor ao produto final. “Grande parte da produção nacional vem do Espírito Santo e de Rondônia, mas é processada em São Paulo. Diante disso, por que não produzir robusta em terras paulistas?”, questiona.

A equipe da  Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) está oferecendo atendimento aos municípios e apresenta programas importantes da SAA, como Município Agro, Cesta Verde SP, Conservação do Solo e Estradas Rurais e São Paulo Sem Fogo. 

A Fundação ITESP apresenta o seu trabalho de regularização fundiária urbana e rural, desenvolvimento ao pequeno agricultor familiar e desenvolvimento aos quilombolas a diversas autoridades presentes no evento.

Logo Governo