Secretaria de
Agricultura e Abastecimento

Desenvolve SP + FEAP – Recuperação Produtiva da Região de Ribeirão Preto

Até R$ 5 milhõesLimite por operação
IPCA + 5% a.a.*Taxa de referência
Desenvolve SPFinanciamento
FEAPSubvenção parcial de juros
Região de Ribeirão PretoAbrangência

1 Para quem e para quê

  • Produtores rurais da região de Ribeirão Preto afetados pelo evento climático de 24 de julho de 2026.
  • Recuperação da capacidade produtiva das propriedades atingidas.
  • Financiamento com recursos da Desenvolve SP e apoio do FEAP para reduzir os juros.

2 Passo a passo

  1. Reúna os registros dos danos e os orçamentos necessários à recuperação da propriedade.
  2. Procure a CATI ou o ITESP para orientação sobre o enquadramento no projeto.
  3. Consulte a Desenvolve SP sobre a documentação e a apresentação da proposta para análise de crédito.

Municípios contemplados: Ribeirão Preto, Taquaritinga, Jaboticabal, Itápolis, Guariba, Pradópolis, Dumont, Cândido Rodrigues e Barrinha.

* O FEAP subvenciona a diferença positiva entre a taxa contratual da Desenvolve SP e a referência de IPCA acumulado em 12 meses + 5 pontos percentuais ao ano, limitada a 6 pontos percentuais ao ano. Por isso, a taxa ao beneficiário poderá superar a referência caso esse limite seja insuficiente. Benefício sujeito à disponibilidade orçamentária e financeira.

Liberação dos recursos: para Máquinas e Equipamentos, o pagamento é feito diretamente ao fabricante ou vendedor, mediante nota fiscal. Para Projetos de Investimento, poderão ser aceitos documentos fiscais e comprovantes emitidos desde 24/07/2026, conforme as regras da Desenvolve SP. A amortização segue o Sistema de Amortização Constante (SAC).

Fonte: Deliberação CO-17, de 4 de setembro de 2026.

Para ter acesso a todo este material, clique no botão ao lado para imprimir as orientações completas.

Clique aqui para imprimir
Condições sujeitas à análise, enquadramento e disponibilidade de recursos. Prazos e documentos podem variar conforme o contrato, a fonte de recursos, o banco, Proagro ou seguro.
Logo Governo