Secretaria de
Agricultura e Abastecimento

Instituto de Pesca participa de nova fase do monitoramento da atividade pesqueira no litoral de São Paulo

Instituto de Pesca participa de nova fase do monitoramento da atividade pesqueira no litoral de São Paulo

O monitoramento da atividade pesqueira no litoral de São Paulo entra em uma nova fase com a execução do Programa Macrorregional de Caracterização da Atividade Pesqueira (PMCAP). A iniciativa é uma condicionante do licenciamento ambiental federal conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para as atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural (P&G) nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo. O programa acompanha e analisa a pesca artesanal e industrial e busca compreender como essas atividades se relacionam com o trabalho, a renda e os territórios das comunidades pesqueiras.

Em São Paulo, a execução técnica do Programa está a cargo do Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag). A Fundepag também apoia a execução do monitoramento no Espírito Santo, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no Rio de Janeiro, com a Fundação Instituto da Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), e no Paraná, onde também é executora. Em Santa Catarina, as ações são coordenadas pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

O PMCAP representa uma evolução estrutural dos antigos Projetos de Monitoramento da Atividade Pesqueira (PMAP), Projetos de Caracterização Socioeconômica da Atividade de Pesca e Aquicultura (PCSPA) e Projetos de Monitoramento do Desembarque Pesqueiro (PMDP). Enquanto os modelos anteriores tinham como foco principal as estatísticas de produção pesqueira, o novo programa amplia o escopo para uma caracterização mais abrangente da atividade, incluindo, de forma integrada e com maior profundidade, os aspectos socioeconômicos e territoriais das comunidades pesqueiras.

De acordo com o pesquisador do IP Antônio Olinto Ávila da Silva, “o PMCAP vem consolidar a experiência de 18 anos que tivemos em São Paulo na execução do monitoramento pesqueiro no contexto do Licenciamento Ambiental Federal. Nesta nova fase, a interação da indústria de P&G com a atividade pesqueira continuará sendo investigada, agora de forma mais profunda e coordenada entre os estados. O levantamento amplo de dados dará mais visibilidade à atividade pesqueira, contribuindo para a proteção de seus territórios no mar e em terra e para que as políticas públicas estejam mais acessíveis ao setor.”

Foto: Luiza Consoli Paciullo

IP amplia atuação no monitoramento

A participação do Instituto no PMCAP dá continuidade à atuação da instituição na produção de dados e conhecimento sobre a atividade pesqueira no Estado de São Paulo. A instituição atua há décadas no acompanhamento da pesca marinha e estuarina, reunindo informações que contribuem para a compreensão da dinâmica do setor e para o subsídio de ações de gestão.

No âmbito do Programa, as equipes de pesquisadores irão a campo para levantar informações sobre rotas de navegação, áreas de captura e aspectos relacionados à vulnerabilidade social das comunidades pesqueiras diante das atividades petrolíferas. Os dados permitirão caracterizar de forma mais ampla a atividade pesqueira e compreender as possíveis interferências entre as operações marítimas de petróleo e gás e os territórios utilizados pelas comunidades pesqueiras.

A iniciativa também busca produzir uma base de dados estruturada, que poderá contribuir para pesquisas acadêmicas, análises de risco, gestão territorial, estratégias de desenvolvimento sustentável e políticas públicas voltadas à pesca, além de subsidiar censos e diagnósticos.

Foto: Lucas Barbosa

Monitoramento integrado em cinco estados

O PMCAP integra as ações do Plano Macrorregional de Gestão de Impactos Sinérgicos das Atividades Marítimas de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural (Plano Macro) e reúne ações em cinco estados: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, abrangendo áreas relacionadas às Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo.

A iniciativa estabelece uma abordagem integrada para o monitoramento da atividade pesqueira, reunindo informações de diferentes estados e permitindo uma análise conjunta das características e dinâmicas da pesca nas regiões abrangidas pelo programa.

Para mais informações sobre o PMCAP, clique aqui.

Logo Governo