Nesta terça-feira (20/02), o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Geraldo Melo Filho, realizou visita técnica ao Centro de Cana do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), em Ribeirão Preto, referência nacional e internacional em pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico para a cadeia sucroenergética.
Durante a visita, o secretário conheceu a estrutura de pesquisa do Programa Cana IAC, que desenvolve há mais de 30 anos trabalhos multidisciplinares em áreas como melhoramento genético, ciências do solo, caracterização de ambientes de produção, fitotecnia, manejo de pragas e doenças e estimativas de produtividade. O Programa Cana IAC, nos últimos 30 anos, lançou 35 variedades, que representam 23% do total nacional, elevando a produtividade de 70 para 100 t/ha com manejo adequado. As pesquisas envolvem aproximadamente 700 ensaios em 11 estados e 188 empresas.
Entre os destaques da agenda esteve o Laboratório de Biologia Molecular do Centro de Cana, inaugurado em 2006, que integra ferramentas biotecnológicas ao melhoramento convencional, ampliando a eficiência no desenvolvimento de novas variedades e no diagnóstico e enfrentamento de doenças da cultura.

Legenda: Secretário conhece o Laboratório de Biologia Molecular do Centro de Cana do IAC, estrutura que integra biotecnologia ao melhoramento genético da cana-de-açúcar.
O secretário também conheceu o Sistema de Mudas Pré-Brotadas (MPB), tecnologia desenvolvida pelo IAC que retira o colmo-semente da linha de cultivo e introduz uma planta – a muda pré-brotada. Estima-se que, por ano, o setor sucroenergético produz e adota cerca de 200 milhões de Mudas Pré-Brotadas (MPB).

Legenda: Visita contou com apresentação do Sistema de Mudas Pré-Brotadas (MPB), tecnologia desenvolvida pelo IAC que amplia a eficiência, a produtividade e a qualidade no plantio de cana-de-açúcar.
A visita incluiu ainda o Jardim Varietal de Cana do IAC, que reúne variedades históricas e comerciais, funcionando como importante banco de germoplasma para preservação da variabilidade genética e avanço das pesquisas, além do centro de convenções do Programa Cana IAC.