Evento trouxe novas tecnologias e informações para o cultivo do tubérculo na região
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) realizou nos últimos dias 23 e 24 de setembro, o 1º Seminário Nacional da Cultura da Mandioca, na cidade de Rosana, no interior de São Paulo. O evento visou debater as novidades e tecnologias para o cultivo do tubérculo.
O evento contou com a presença de 150 pessoas, incluindo produtores, técnicos e especialistas da SAA, como a Diretoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO), o Instituto Agronômico (IAC-Apta), o Instituto Biológico (IB-Apta) e a Defesa Agropecuária (DEFESA), para discutir práticas, inovações e o futuro da produção da mandioca.
A Defesa Agropecuária esteve no seminário trazendo informações sobre o combate às pragas quarentenárias, uma das grandes inimigas da produção da mandioca. O IB também trouxe informações para a prevenção de fungos e parasitóides no cultivo do tubérculo na região. Já o IAC trouxe as tecnologias e cultivares de mandioca para a indústria.
“Com essa oportunidade de apresentar tecnologias básicas de produção de mandioca, esperamos que isso impacte os agricultores locais melhorando o nível de tecnologia, as cultivares e manejos da agricultura”, destacou o pesquisador do IAC, José Carlos Feltran.
Luiz Henrique, um dos agricultores presentes, enfatizou a relevância do evento para a produção local, destacando que: “Havia a necessidade para o nosso município de trazer essa tecnologia e informação através do seminário, e tenho certeza que isso vai beneficiar o produtor aqui na região. O sistema de plantio de mandioca por aqui era antigo, dos tempos dos nossos avós, e essa evolução está sendo divulgada, e teremos aumento de produtividade e lucratividade para os agricultores da região”.

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Assessoria de Comunicação
imprensa.agricultura@sp.gov.br
(11) 5067-0068