Secretaria de
Agricultura e Abastecimento

Semana de Alimentação: sabor, saúde e ciência serão destaque de evento da SAA

Semana de Alimentação: sabor, saúde e ciência serão destaque de evento da SAA

Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, a Apta Regional, a Diretoria de Segurança Alimentar (Cosali) e as Câmaras Setoriais e Temáticas — instituições vinculadas à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) — realizarão o Dia Nacional do Cogumelo, em 15 de outubro de 2025, das 7h às 12h30, no Salão Nobre da Secretaria de Agricultura, localizado na Praça Ramos de Azevedo, 254, 1º andar, República, São Paulo-SP.

Segundo a diretora da Cosali, Camila Amaral Kanashiro, o evento, que integra a 30ª Semana da Alimentação promovida pela Diretoria, tem como objetivo “conscientizar a população sobre a importância de uma alimentação equilibrada e saudável para a melhoria da qualidade de vida”.

Como parte das comemorações, será lançado o livro “Agro SP na Mesa – Cogumelos”, que incentiva o consumo de cogumelos por meio de informações técnicas, dicas, curiosidades e receitas. “A obra destaca a relevância do agronegócio paulista na alimentação do consumidor final, reforçando o compromisso da Secretaria com o apoio e valorização da agricultura local”, destaca Camila.

O evento reunirá interessados, especialistas, produtores e apreciadores do universo dos cogumelos, promovendo conhecimento, troca de experiências e divulgação dos variados aspectos culturais, científicos e gastronômicos relacionados a essa importante iguaria.

No Brasil, comemorar o Dia Nacional do Cogumelo é valorizar esse ingrediente que vem ganhando cada vez mais espaço na gastronomia e na rotina alimentar dos brasileiros. A data destaca a versatilidade dos cogumelos na culinária e seus inúmeros benefícios para a saúde.

Cogumelo: alimento ancestral e funcional

Os cogumelos são considerados alimentos especiais desde tempos remotos, tendo sido provavelmente um dos primeiros itens colhidos pelos povos pré-históricos. Na Antiguidade, eram servidos como iguarias aos faraós egípcios e valorizados por romanos e gregos, que os incluíam em banquetes e celebrações.

Estudos científicos atuais comprovam que cogumelos comestíveis e medicinais oferecem proteína de alta qualidade, produzida com maior eficiência biológica do que a proteína animal. Além disso, são ricos em fibras, minerais e vitaminas, com baixo teor de gordura total e elevada proporção de ácidos graxos poliinsaturados.

Segundo o pesquisador Daniel Gomes, coordenador da Apta Regional, muitas espécies não apenas são nutritivas, como também possuem propriedades tônicas e medicinais. “Apresentam qualidades gastronômicas de textura, aroma e sabor bastante atrativas ao paladar humano. Esses cogumelos são, assim, merecidamente reconhecidos como uma excelente opção entre os alimentos saudáveis e funcionais”, ressalta.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio de tantas outras ações semelhantes, está sempre se dedicando ao apoio e valorização da Agricultura Paulista, com isso reforçando a segurança alimentar ao consumidor final nas várias cadeias produtivas do agro.

Programação

A programação do Dia Nacional do Cogumelo inicia-se às 7h com a recepção e acomodação dos expositores, seguida pela recepção dos participantes das 8h30 às 9h. A abertura oficial e as solenidades acontecem das 9h às 9h30. Às 9h30, será apresentado o livro de receitas de cogumelos pela Cosali.

Na sequência, às 10h, ocorre a palestra da Câmara Setorial da Fungicultura com Suzana Lopes Araújo e Dr. Daniel Gomes. Às 10h45, Nelson Menolli Júnior, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), abordará o tema “Cogumelos brasileiros: novas possibilidades na alimentação”.

Encerrando o ciclo de palestras, às 11h30, Dra. Maria Camargo, da Juncao Brasil, falará sobre cogumelos medicinais. O evento será finalizado às 12h30 com um brunch especial à base de cogumelos.

Apta Regional

A Apta Regional, Instituição de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo – ICTESP – é uma das sete instituições de pesquisa vinculada à Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta), ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA). São 18 Unidades Regionais de Pesquisa e Desenvolvimento no estado de São Paulo, nas áreas de agronomia, zootecnia, pesca continental, sanidade vegetal e animal, agregação de valor em produtos de origem animal e vegetal, sistemas integrados de produção e segurança alimentar. Considerada o maior hub descentralizado de pesquisa do agronegócio, com soluções tecnológicas aplicadas na agricultura e na pecuária paulista, focadas nas peculiaridades locais e regionais, atendendo as necessidades das cadeias produtivas do agro.

Cosali

A Diretoria de Segurança Alimentar é responsável pela execução das políticas de segurança alimentar e nutricional no Estado, atua com programas de combate à fome e desperdício de alimentos, capacitação sobre alimentação saudável, compras públicas e nutrição. Também acompanha conselhos e câmaras intersecretariais (como o CONSEA-SP e CAISAN-SP), fortalecendo a articulação entre o Estado, municípios e sociedade civil para promover o direito humano à alimentação adequada.

Câmaras Setoriais

A Câmara Setorial é um órgão consultivo que tem por objetivo auxiliar a organização da cadeia produtiva para a formulação e a execução das políticas públicas eficientes para direcionar a sustentabilidade e a competitividade do Agronegócio Paulista e Nacional.

Por

Lisley Silvério (MTb. 26.194)

lsilverio@sp.gov.br

Apta Regional /Apta/SAA

Seção de Comunicação Científica

Assessora de Imprensa e Comunicação Institucional

🔗 Inscrições gratuitas: http://bit.ly/30semanaali

Logo Governo