Evento reúne especialistas, agricultores e gestores para debater regulamentações, mercado e valorização da fitoterapia no Estado de São Paulo
Nos dias 21 e 22 de agosto de 2025, o Setor de Fitotecnia da Apta Regional de Pindamonhangaba será palco da oitava edição do Workshop “Políticas Públicas de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos: Regulamentações para Agricultura Familiar”. O encontro, que iniciou em 2006, reafirma seu papel como espaço de diálogo e construção coletiva entre agricultores familiares, pesquisadores, gestores públicos e representantes da sociedade civil.
A Apta Regional, vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, traz em sua programação palestras, mesas-redondas e exposições que abordam desde arranjos produtivos e regulamentações até o uso popular das plantas medicinais e sua inserção em políticas públicas de saúde.
Outro destaque para o Workshop é a celebração do Dia Municipal das Plantas Medicinais de Pindamonhangaba, instituído pela Lei nº 4.809/2008, que homenageia a ancestralidade e o saber tradicional.
Segundo a coordenadora científica da Apta Regional de Pindamonhangaba, Dra. Sandra Maria Pereira da Silva, o evento é um marco na valorização da cadeia produtiva das plantas medicinais. “Estamos construindo pontes entre o conhecimento técnico e o saber popular, fortalecendo a agricultura familiar e promovendo a saúde coletiva. Este workshop é um espaço de escuta, troca e articulação para políticas públicas mais inclusivas e eficazes”, afirmou.
Além das discussões técnicas, o evento contará com feiras de produtos orgânicos, exposições de plantas medicinais e apresentações de pesquisas que evidenciam o papel da fitoterapia na atenção primária à saúde. A iniciativa tem realização da APTA Regional de Pindamonhangaba, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP (Fapesp) e Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag), e parcerias com Diretoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Superintendência Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no estado de São Paulo (MDAAF-SP), Associação Nova Essência e Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba.
As vagas são limitadas. Inscreva-se agora para garantir sua participação. Inscrição gratuita e mais detalhes sobre as palestras, que abordam políticas públicas, arranjos produtivos, regulamentações e o papel das plantas medicinais na saúde pública, acesse o site https://bit.ly/workshop-pepamf
Serviço
Local: APTA Regional de Pindamonhangaba
Datas: 21 e 22 de agosto de 2025
Instituições: Apta, Cati, MDAAF-SP, Associação Nova Essência, Prefeitura Municipal, Fapesp, Fundag

Apta Regional
A Apta Regional, Instituição de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo – ICTESP – é uma das sete instituições de pesquisa vinculada à Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta), ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA). São 18 Unidades Regionais de Pesquisa e Desenvolvimento no Estado de São Paulo (URPD), nas áreas de agronomia, zootecnia, pesca continental, sanidade vegetal, sanidade animal, agregação de valor em produtos de origem animal e vegetal, sistemas integrados de produção e segurança alimentar. Considerada o maior hub descentralizado de pesquisa do agronegócio, com soluções tecnológicas aplicadas na agricultura e na pecuária paulista, focadas nas peculiaridades locais e regionais, atendendo as necessidades das cadeias produtivas do agro.
Por
Lisley Silvério (MTb. 26.194)
Apta Regional /Apta/SAA
Seção de Comunicação Científica
Assessora de Imprensa e Comunicação Institucional
📲 Redes Sociais da Apta Regional:
📘 Facebook: apta-regional
📸 Instagram: @apta_regional
▶ YouTube: aptaregional
💼 Linkedin: aptaregional
X Twitter: aptaregional
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Assessoria de Comunicação
imprensa.agricultura@sp.gov.br
(11) 5067-0068