A força do agronegócio paulista se revela na diversidade e qualidade dos produtos artesanais
Na Agrishow 2025, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento apresenta um pavilhão dedicado aos produtos artesanais do agronegócio paulista. O espaço conta com 120 produtores de diversas regiões de São Paulo, um aumento em relação aos 90 expositores da edição anterior. A iniciativa é liderada pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo e Viagens. O pavilhão oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer a diversidade e excelência dos produtos artesanais de São Paulo, com novidades e foco no protagonismo dos produtores, conta Adriana Verdi, coordenadora substituta da Apta.
Para participar do Pavilhão dos Artesanais, Adriana revela que os produtores devem cumprir quesitos técnicos, participar dos programas artesanais, seguir as normas fitossanitárias vigentes, entre outras exigências. “A Secretaria de Agricultura desenvolve diversas ações que valorizam os produtos típicos, muitos deles já considerados patrimônio histórico gastronômico”, afirma Adriana.
Muitos dos expositores mantêm a tradição e o trabalho em família, como é o caso da Clara Aparecida Pacovan Pavan. A união de forças com o marido Marcos e os filhos Verônica e Gabriel transformou a produção caseira em um produto rentável. Com a marca Clamar Conservas, de Jundiaí, criaram um mix de 75 itens entre geleias, patês, picles e antepastos. A qualidade e organização da empresa familiar rende elogios e prêmios. A geleia de caju com pimenta foi finalista do prêmio CNA Brasil Artesanal, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA). “Estamos confiantes na premiação. Fomos selecionados entre 240 produtores e disputaremos o prêmio com cinco finalistas no dia 13 de maio em Brasília”, antecipa Clara.
Quem também está entusiasmada com a oportunidade é a produtora Maria Lucília Saad, de Salto. Ao lado do marido Rubens, trouxe para Agrishow 2025 novidades em seu portfólio de produtos feitos à base de cana. Os sorvetes de açaí e de paçoca adoçados com rapadura conquistaram o paladar dos visitantes e expositores da feira.
Depois de anos produzindo melado e rapadura para terceiros, eles resolveram se profissionalizar ainda mais e criaram a própria marca em 2021. Hoje a Khanna já conta com 16 itens. “Além disso, também movimentamos outras cadeias produtivas, pois usamos outros produtos em nossas receitas, como pimentas, açaí, amendoim e goiaba”, observa Lucilia.
História e tradição também enriquecem o sabor dos produtos da empresa Seu Pé de Jabuticaba, da cidade de Casa Branca. Sob o comando de Luis Gustavo Genaro e sua esposa Priscila, a produção aproveita tudo que os três mil pés de jabuticabas podem oferecer. Além das tradicionais geleias, licores, vinagre, aguardente e sorvetes, a empresa trouxe novidades: a jabuticaba de corte e a versão da fruta e casca cristalizadas. A aprovação do público surpreendeu os empresários que viram os estoques esgotarem já no terceiro dia de feira. Os produtores também aproveitam para divulgar a visitação à propriedade em épocas de colheita da fruta, que geralmente acontece entre os meses de setembro a novembro.
Do consumo familiar para o mercado de produtos artesanais, o produtor Lúcio Paulo Ribeiro da Silva da Prelúdio Charcutaria, de Santo André, conta que a marca nasceu da tradição familiar de buscar alimentos mais saudáveis e uma alimentação melhor, sem aditivos químicos. “Essa união de esforços não apenas fortalece o mercado interno, mas também projeta o agronegócio de São Paulo como referência de qualidade e inovação no cenário nacional”, comenta Lúcio.
Relevância do selo Agro SP Artesanal
A empresária Flávia Brunelli também juntou a tradição familiar de quatro gerações italianas à paixão pela gastronomia. Acostumada a lidar com suínos, ela estudou e pesquisou até encontrar um novo nicho de mercado para os cortes nobres da raça suína duroc.
Em 2017, Flávia criou uma marca especializada em cortes nobres de leitão de leite, como são chamados os animais mais novos e mais pesados, a Del Veneto. Hoje são mais de 100 tipos de produtos personalizados e toda linha artesanal de charcutaria com linguiças, salames e prosciuttos (um tipo de presunto), que abastecem a um mercado consumidor cada vez mais exigente.
Mercado que em breve poderá ser expandido, por meio de mais uma certificação de qualidade. Durante a Agrishow 2025, Flávia recebeu o Selo Agro SP Artesanal de número 175, uma certificação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), como explica João Gustavo Loureiro Pereira, da Coordenadoria de Defesa Agropecuária Paulista (Codeagro). “O selo representa um rito simplificado de registro, que pode sair em menos de uma semana. Sem burocracia, mas obedecendo a todos os preceitos de inocuidade”, enfatiza João.
Concedido gratuitamente pela Codeagro, o selo garante a segurança alimentar, valoriza os produtos paulistas e reconhece sua qualidade artesanal, elevando a competitividade e a rentabilidade dos produtores. Entre os principais benefícios estão o fortalecimento do reconhecimento pelos consumidores e a melhoria da rentabilidade para os produtores artesanais, tornando os produtos mais atraentes e confiáveis no mercado.
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
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