Visando o fortalecimento do setor de flores e plantas ornamentais, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA) reativou a Câmara Setorial do setor nesta quarta-feira (25), no auditório do Ceaflor em Jaguariúna, interior de São Paulo. A primeira reunião aconteceu no local e contou com a presença das Coordenadorias e Institutos, além de produtores do setor.
“A reativação desta Câmara Setorial reforça nosso compromisso em manter um canal aberto e produtivo com um setor tão importante para a economia e o desenvolvimento de São Paulo”, comemorou o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai.
As câmaras setoriais têm o objetivo de permitir uma interlocução de integrantes do setor junto ao governo paulista para construção de ideias visando atender as demandas regionais e promover soluções para a categoria. Atualmente, o setor de Flores e Plantas Ornamentais do estado de São Paulo corresponde a 80% do volume comercializado em serviço nacional, e representa 37% do PIB do segmento no país.
O presidente da Câmara Setorial, Clodoaldo Hergert, comemorou a reativação “Já estamos trabalhando no sentido de levantar as demandas, identificar as necessidades e interesses comuns com a participação das lideranças e profissionais do setor, para que com estudo e embasamento técnico possamos oferecer sugestões sobre assuntos específicos e de interesse geral, para um trabalho alinhado junto a Secretaria do Estado”.
“A reativação da Câmara Setorial é uma conquista estratégica para toda a cadeia de flores e plantas ornamentais. É nesse espaço que vamos construir, em conjunto com o poder público, políticas mais eficazes, sustentáveis e alinhadas com a realidade do nosso setor”, disse Jorge Possato Teixeira, presidente do Instituto Brasileiro de Floricultura (IBRAFLOR).
Hortitec 2025
O secretário Guilherme Piai também esteve presente na Hortitec 2025, a maior exposição de horticultura da América Latina nesta quarta-feira, em Holambra. O evento contou a participação dos Institutos e Coordenadorias trazendo as principais inovações e novidades do setor, como a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), o Instituto Biológico, a Apta Regional e o Instituto Agronômico, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta).
