Legenda: Cadastro Ambiental de número 200 mil foi entregue para o produtor de café Jesus Donizete Minatel, do município de Torrinha.
Estado lidera ranking nacional de implementação do Código Florestal e realizou a primeira entrega de Cadastro Ambiental Rural CAR entregue em um lote de assentamento
Durante a cerimônia de premiação do Ranking Município Agro e do lançamento de um pacote de investimentos para a agropecuária paulista, realizada no Palácio dos Bandeirantes, nesta segunda-feira (15), o governo de São Paulo atingiu a marca de 200 mil CARs (Cadastro Ambiental Rural) e realizou entregas simbólicas que representam o avanço da regularização ambiental no território paulista.
No evento, foi realizada a entrega do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de número 200 mil para o produtor de café Jesus Donizete Minatel, do município de Torrinha, primeiro estado do país a alcançar metade das propriedades regularizadas ambientalmente.
Ainda, também foi marcada pela entrega do primeiro CAR a um assentado, concedido ao produtor Marco Antônio Reis, do Assentamento Dom Evaristo Arns, em Marabá Paulista. O produtor e sua família também foram beneficiados com a entrega da primeira unidade habitacional rural construída por meio da parceria entre o ITESP e a CDHU, regularização ambiental, fundiária e política habitacional para os assentamentos do estado.
Com a validação de 200 mil Cadastros Ambientais Rurais, São Paulo alcança aproximadamente 50% dos imóveis rurais com regularidade ambiental reconhecida, assumindo a liderança nacional na implementação do Código Florestal.
“Regularização ambiental é competitividade. O produtor regularizado tem segurança jurídica, acesso a crédito e pode planejar o futuro da sua propriedade. Colocamos essa agenda como prioridade porque ela organiza o território, protege o meio ambiente e fortalece o agro paulista”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.
O governador Tarcísio de Freitas destacou que os avanços ambientais caminham lado a lado com o desempenho econômico do estado. “São Paulo tem quebrado recordes sucessivos na balança comercial do agronegócio, mostrando a força da nossa produção e da nossa capacidade exportadora. Ao mesmo tempo, o estado amplia ano após ano a área de preservação de vegetação nativa, que hoje representa cerca de 26% do território paulista. Isso prova que é possível crescer, gerar renda e liderar o agro nacional conciliando desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental e sustentabilidade”, afirmou.
Com metade das propriedades rurais paulistas regularizadas ambientalmente, São Paulo consolida-se como referência nacional em governança ambiental, inovação na gestão pública e desenvolvimento sustentável do agronegócio.
Avanços institucionais
Ao longo dos últimos dois anos, o Estado avançou com a criação de uma Coordenadoria específica de Regularização Ambiental Rural, a adoção de um sistema de validação dinamizada e o uso de inteligência artificial para acelerar análises sem abrir mão da segurança jurídica. Esse modelo permitiu um crescimento superior a 900% no número de CARs validados desde 2023, ampliando o acesso dos produtores a crédito, políticas públicas e mercados formais.