Lançamento ocorreu na prefeitura municipal de Bebedouro
Curso será oferecido pela Faculdade Municipal de Bebedouro (IMESB), em formato online, permitindo a participação de profissionais de todo o Estado de São Paulo.
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Bebedouro anunciaram nesta sexta-feira (05/12), o lançamento do MBA em Cooperativismo, nova pós-graduação voltada à formação de profissionais que atuam em cooperativas paulistas. O curso será ofertado em formato online, permitindo atender participantes de todas as regiões do Estado.
O programa foi construído em parceria com a Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP), que representa o cooperativismo paulista, e nasce como resposta à demanda por capacitações específicas em áreas essenciais à administração cooperativa, como gestão, legislação e contabilidade. A proposta é fortalecer o setor por meio de uma formação moderna, alinhada às práticas de mercado e baseada em experiências reais de cooperativas que se destacam em São Paulo.
O secretário Guilherme Piai reforçou a relevância do setor para a economia paulista. “Essa pós-graduação online será um legado para a formação de novos líderes do cooperativismo, um setor que não para de crescer. Só no agro, são mais de 200 cooperativas agrícolas reunindo 200 mil produtores cooperados. E Bebedouro mostra o impacto disso na prática, onde há cooperativas fortes, o IDH é maior, a renda cresce e o município prospera.”
Para o prefeito de Bebedouro, Lucas Seren, a iniciativa será um pontapé inicial para fortalecer o desenvolvimento do cooperativismo em mais polos do estado de São Paulo. “O cooperativismo transformou Bebedouro e é a base do agro de São Paulo. Com essa nova ferramenta, a doutrina chegará aos quatros cantos de São Paulo, fortalecendo as economias regionais e os produtores paulistas”, completou.
A iniciativa integra o movimento da Secretaria para ampliar a profissionalização das cooperativas e impulsionar o desenvolvimento regional em municípios que têm no cooperativismo uma de suas principais forças econômicas.