Secretaria de
Agricultura e Abastecimento

Coordenadora do Instituto Biológico é escolhida como uma das “rainhas pioneiras” do estudo das formigas no Brasil

Coordenadora do Instituto Biológico é escolhida como uma das “rainhas pioneiras” do estudo das formigas no Brasil

Com mais de 30 anos de atuação na área, Ana Eugênia de Carvalho Campos teve trajetória científica reconhecida em livro sobre a mirmecologia brasileira

A pesquisadora científica e coordenadora do Instituto Biológico (IB-Apta), Ana Eugênia de Carvalho Campos, teve sua trajetória acadêmica ressaltada no livro “Brazilian Myrmecology: Exploring the World’s Richest Ant Fauna”, lançado no começo do mês, durante o XXVII Simpósio de Mirmecologia: an International Ant Meeting, em Recife-PE. A obra, organizada por Rodrigo M. Feitosa, Fernando A. Schmidt e Carla R. Ribas, traz um capítulo especial que homenageia mulheres que se destacaram na consolidação da mirmecologia no Brasil, área da ciência voltada ao estudo das formigas, e reconhece Ana Eugênia como uma das “rainhas pioneiras” do campo no país.

Entre outros nomes femininos de grande influência para a mirmecologia, o capítulo “Women’s Journey Through Myrmecology: An Inspiring Story” destaca a trajetória de Ana Eugênia, abordando desde os estudos com Solenopsis (formigas lava-pés) e formigas invasoras até seu papel decisivo na consolidação da pesquisa sobre formigas urbanas no Brasil. De acordo com a publicação, suas contribuições, como o artigo “As formigas urbanas no Brasil: Retrospecto”, ampliaram o entendimento sobre espécies que impactam diretamente a sociedade. Além disso, sua presença como líder institucional, à frente de uma das mais respeitadas instituições de pesquisa agropecuária do país desde 2019, também é celebrada como um importante avanço na representatividade feminina em posições de alta gestão na ciência brasileira.

Nascida em Belo Horizonte-MG, Ana Eugênia é bióloga pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestre e doutora pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pesquisadora do IB, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, desde 1997,  onde estabeleceu linha de pesquisa focada na identificação, distribuição, impacto, ecologia e controle de formigas urbanas. De acordo com o livro, a coordenadora do IB e outras “rainhas pioneiras” foram responsáveis por abrir caminho e transformar uma área de pesquisa historicamente marcada pela predominância masculina, vencendo barreiras e superando desafios de gênero. “É uma honra integrar este grupo de mulheres que ajudaram a construir a mirmecologia no Brasil e inspiram novas gerações de cientistas”, comentou Ana Eugênia.

Para saber mais sobre a trajetória da pesquisadora e conhecer outras mulheres de destaque da pesquisa com formigas no Brasil, acesse o capítulo online: https://www.editoracientifica.com.br/books/chapter/womens-journey-through-myrmecology-an-inspiring-story

Logo Governo