Secretaria de
Agricultura e Abastecimento

Núcleo de Pesquisas Pescado para Saúde participa da COP 30

Núcleo de Pesquisas Pescado para Saúde participa da COP 30

Pesquisadora Jéssica Levy (ao centro) na COP 30.

Começou no dia 10/11 a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes – COP30), na cidade de Belém, capital do Pará, evento que reúne grandes líderes do planeta, órgãos públicos, empresas, cientistas e sociedade civil, a fim de discutirem diversos temas e diferentes soluções voltados às mudanças climáticas.

Além da programação oficial, aconteceu ontem, 11/11, o evento paralelo “Sustainable Aquatic Food Systems: A People-Centered Approach for Planetary and Human Health”, realizado no Pavilhão Nórdico (Blue Zone), o qual contou com a presença da pesquisadora Jéssica Levy, representante do Núcleo de Pesquisas Pescado para Saúde, um consórcio de instituições de pesquisa e ensino coordenado pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP), em coexecução com o Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A palestra intitulada “Establishing Healthy Eating Habits – Reaching All Social Groups Through Positive Seafood Experiences” reuniu representantes de governos, agências da ONU, pesquisadores e jovens lideranças para discutir o papel dos alimentos aquáticos, como peixes e frutos do mar, na construção de sistemas alimentares sustentáveis, resilientes e inclusivos.

Jéssica apresentou o trabalho desenvolvido em parceria com o SESC Mesa Brasil de Santos e o Instituto de Pesca. “É uma ação que transforma carcaças de peixe em refeições nutritivas para crianças e famílias em situação de vulnerabilidade, integrando educação alimentar, aproveitamento integral e sustentabilidade social; o que resultou na primeira colocação do Prêmio Josué de Castro de 2025 de combate à fome e à desnutrição promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do CONSEA-SP”, diz a pesquisadora.

Núcleo de Pesquisas Pescado para Saúde

O Pescado para Saúde é coordenado pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, em co-execução com o Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a Universidade de Mogi das Cruzes e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Além das entidades de pesquisa, participam do Núcleo empresas brasileiras, como Polinutri e Neogen, e estrangeiras, como Biomar (Noruega), Veramaris (Países Baixos), Lesaffre (França) e AquaHana (Estados Unidos). O Núcleo é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e teve início em outubro de 2022. Tem sete principais tarefas a serem executadas ao longo de 5 anos, sendo uma delas a disseminação dos resultados do projeto e o aumento da consciência e entendimento do público em relação aos benefícios do pescado para a saúde e nutrição humanas.

Instituto de Pesca

O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.

Assessoria de imprensa IP

Seção de Comunicação Científica 

Gabriela Souza /Andressa Claudino

Cel.: (11) 94147-8525

ipcomunica@sp.gov.br 

www.pesca.sp.gov.br

Logo Governo