Secretaria de
Agricultura e Abastecimento

Representando o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Francisco Matturro, o Secretário Executivo, Adriano Quércia, acompanha, em Jundiaí, ação de promoção do Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Representando o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Francisco Matturro, o Secretário Executivo, Adriano Quércia, acompanha, em Jundiaí, ação de promoção do Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Representando o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Francisco Matturro, o Secretário Executivo, Adriano Quércia, participou nesta manhã (05/10) de ação para promover o ‘aceite’ no Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos produtores rurais da região de Jundiaí. O evento ocorreu no Centro de Engenharia e Automação (CEA) do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), e teve a participação do Diretor Substituto da CATI Regional de Campinas, Daniel Kramer, da Chefe da Casa da Agricultura em Jundiaí, Flávia Tirlone, e de Técnicos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Regional de Campinas, e da Casa de Agricultura de Jundiaí. O CAR é um registro eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, e uma determinação do Código Florestal. É um ato autodeclaratório do produtor e necessita do seu ‘aceite’ para confirmar os dados registrados. O documento tem como objetivo reunir informações ambientais das propriedades rurais, para integrar uma base de dados para o controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico. São Paulo é o único Estado que já processou e analisou 100% dos cadastros, ou seja, a ação abrangeu 406 mil propriedades situadas em 645 municípios. O Secretário Executivo da Secretaria de Agricultura, Adriano Quércia, na oportunidade, ressaltou a importância de o produtor atualizar o CAR e fazer o ‘aceite’. “Eles precisam fazer isso principalmente pelas questões legais e financiamentos que podem precisar”, alertou. Segundo a Chefe da Casa da Agricultura, Flávia Tirlone, os produtores têm vindo atualizar o CAR. “De fato, fazem a parte deles e querem realizar a adequação das suas propriedades, inclusive porque há muita solicitação de bancos e cartórios, por causa de heranças e inventários desses imóveis rurais na região”, explicou ela. O Diretor Substituto da CATI Regional Campinas, Daniel Kramer, complementou, lembrando o empenho de todos: “Alguns produtores também não sabiam que precisavam atualizar seu CAR, porque o fizeram há muito tempo. Mas todos foram contatados por nós, têm participado e aderido à iniciativa”.

Logo Governo