A extensionista Kenia Barbosa, da Casa da Agricultura de Ubatuba, ligada à CATI Regional Santos, participou do evento Apta de Portas Abertas – Conexão Agroecologia, promovido pela Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta) Regional de São Roque no dia 17 de outubro. Na ocasião, ela ministrou a palestra “Raízes e Sabores — Comer para Fortalecer a Sociobiodiversidade”, durante a atividade que reuniu pesquisadores e profissionais da região, com o objetivo de aproximar a pesquisa da prática, destacando iniciativas que valorizam a diversidade biológica e cultural ligada à alimentação local.
Em sua palestra, o debate versou sobre os conceitos e a importância da sociobiodiversidade, enfocando a interdependência entre a diversidade de espécies, os saberes tradicionais e as práticas culturais que sustentam sistemas alimentares locais, saudáveis e resilientes. “Promovemos reflexões sobre como reconhecer, proteger e promover esses saberes e espécies para garantir segurança alimentar, conservação ambiental e valorização cultural. Também enfatizamos a relação entre pesquisa e extensão, mostrando como o conhecimento técnico pode fortalecer modos de vida tradicionais e práticas agroecológicas”, explica Kenia.

Como extensionista da Casa da Agricultura de Ubatuba, bióloga botânica, nutricionista e mestre em sociobiodiversidade, a extensionista apresentou resultados e experiências de extensão rural realizadas com comunidades tradicionais e agricultores familiares em Ubatuba. O evento contou com a participação de outros palestrantes que abordaram temas regionais relacionados à sociobiodiversidade, reforçando o caráter colaborativo entre pesquisa e campo. A ação foi realizada em parceria entre a Apta, a CATI e outros parceiros locais, fortalecendo a troca de saberes entre pesquisadores, técnicos e produtores.
