
Com papel socioeconômico fundamental, a bovinocultura de corte movimenta um grande número de agentes e estruturas em toda cadeia; gera renda e cria empregos em seus diversos segmentos. Melhoramento genético, pastagens produtivas, suplementação adequada e sanidade vêm colaborar com a cadeia, na elevação da produção, na busca por oferecer um produto de qualidade superior, em sintonia com sistemas de produção sustentáveis.
Para discutir e promover o desenvolvimento da Pecuária paulista, o trabalho do Grupo Técnico (GT) Pecuária de Corte da CATI envolve:
- Diagnóstico atualizado da cadeia de bovinos de corte;
- Treinamento e atualização constante de técnicos e produtores;
- Abertura de novos mercados e novas oportunidades para a bovinocultura de corte;
- Apoio na criação de associações e cooperativas de criadores;
- Criação de um canal de comercialização e divulgação de preços e mercado para bovinos;
- Acesso a animais de genética melhorada, em parceria com a ABCZ, por meio do Pró-Genética;
- Apoio a políticas públicas estaduais ligadas à Pecuária.
Troque um “Boi de Boiada” por um PO
Trocar um touro de baixa qualidade genética por outro de genética superior (touro PO com RGD) pode alterar positivamente o perfil do rebanho em apenas uma safra.
Touro PO
Touros provenientes de plantéis de seleção acumulam genética melhoradora que é transmitida eficientemente para seus descendentes. Eles produzem progênies uniformes, facilitando o manejo na propriedade.
Registro Genealógico Definitivo (RGD)
O RGD é o certificado emitido pela associação da raça quando o animal atinge idade reprodutiva, atestando que ele atende ao padrão da raça em características morfológicas, reprodutivas e ganho de peso.
Exame Andrológico
Esse exame avalia as condições do aparelho reprodutor e a fertilidade do sêmen, garantindo que os animais são férteis e aptos a serem bons reprodutores.
Sanidade
A saúde dos animais é garantida por certificado sanitário emitido por médico veterinário, assegurando que estão livres de doenças como Brucelose e Tuberculose.
Feiras Pró-Genética
As feiras são ótimas oportunidades para aquisição de animais geneticamente superiores, selecionados e registrados. Você poderá escolher o melhor animal para seu rebanho com a orientação dos técnicos e parceiros do programa.
Valor de Referência e Forma de Pagamento
A negociação é livre, mas o preço sugerido é de 40 a 60 @ de boi gordo, variando entre os animais. As formas de pagamento devem ser negociadas diretamente entre vendedor e comprador, podendo ser parceladas ou à vista.
Informações:
Para mais orientações, procure a Casa da Agricultura mais próxima de seu município, conforme endereços disponibilizados neste link.