Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

Meliponicultura

Criação racional de abelhas nativas sem ferrão – Tribo Meliponini – em meliponários. Atualmente, estão descritas mais de 300 espécies de abelhas nativas sem ferrão no Brasil, sendo 60 no Estado de São Paulo.

A meliponicultura é uma atividade exercida por produtores rurais, comunidades tradicionais, agricultores familiares e hobbistas, tanto em propriedades rurais quanto urbanas.

A atividade possui relevante importância ecológica, devido ao serviço ambiental de polinização prestado pelas abelhas, e tem papel fundamental na conservação das espécies de abelhas nativas, frente aos impactos negativos das atividades humanas sobre a diversidade e abundância desses insetos nas diferentes regiões do Estado.

Os méis de abelhas nativas são considerados de florada silvestres refletindo as características bioquímicas e sensoriais de cada espécie e da flora das diversas regiões paulistas em que foram produzidos.

A lista de espécies de abelhas nativas sem ferrão (ASF) que ocorrem no âmbito paulista, incluindo aquelas ameaçadas de extinção, está disponível aqui e se baseia em duas publicações oficiais: Catálogo Nacional de Abelhas-Nativas-Sem-Ferrão – ICMBIO e Portaria CFB nº4/2021.

Para saber mais sobre as principais espécies de abelhas nativas do Estado de São Paulo, acesse aqui as fichas informativas elaboradas no âmbito do Programa Abelhas Nativas da Fundação Florestal, em parceria com a Universidade Federal do ABC, Universidade de São Paulo e Projeto Biota-FAPESP.

Logo Governo