Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

Campanha Mel Seguro: CATI/CDRS realiza live sobre méis brasileiros

Campanha Mel Seguro: CATI/CDRS realiza live sobre méis brasileiros

Campanha Mel Seguro: CATI/CDRS realiza live sobre méis brasileiros

Evento integra ações da Campanha Mel Seguro realizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento e pelo setor produtivo, representado na Câmara Setorial de Produtos Apícolas.
 

Com um enorme número de espécies de abelhas sem ferrão e o crescente investimento na meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) e apicultura (criação de abelhas com ferrão), o Brasil se destaca no cenário mundial com uma rica diversidade de méis. Com o objetivo de apresentar a riqueza desse, que é considerado um superalimento, a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI/CDRS), órgão responsável pela extensão rural no âmbito da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, realiza, no próximo dia 2 de setembro (quinta-feira), mais um ciclo de palestras em continuidade à campanha de incentivo ao consumo e à comercialização de mel de qualidade e com garantia de procedência.

“Nosso objetivo com essa live é ampliar a conscientização e o nível de conhecimento do mercado consumidor e dos lojistas sobre a diversidade de méis brasileiros, valor agregado e qualidades, benefícios para a saúde, bem como a importância das abelhas”, explica Carolina Matos, ecóloga do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da CDRS/CATI, que está à frente da organização do evento.

O tema central ‒ Diversidade dos Méis Brasileiros ‒ será abordado ao longo da programação, em duas palestras, proferidas por especialistas no assunto:

  • Cores, sabores e aromas: riqueza dos méis brasileiros – Carlos Rehder – NOVOMEL;
  • Retratos da paisagem: o terroir dos méis brasileiros – Eugenio Basile – MBee – Mel de Terroir.

Com realização exclusiva em ambiente virtual – o evento obedece aos protocolos de segurança sanitária necessários por conta da pandemia e atende à demanda de centenas de participantes de outros eventos realizados no âmbito da Campanha Mel Seguro, que residem em outros estados e até em outros países –, as palestras serão transmitidas, ao vivo, à partir das 16h, com duração até às 18h, pelo canal da CATI/CDRS no YouTube, com acesso pelo link: https://youtu.be/Lue6lW4nAss.

As inscrições são gratuitas e os participantes inscritos terão direito a certificado: https://bit.ly/diversidade-meis-brasileiros.


Campanha Mel Seguro

Apesar de ser o 9.º maior produtor de mel do mundo, o consumo per capita do produto pelos brasileiros ainda é muito baixo: cerca de 60g por ano, contra 960g por ano, quantidade consumida por habitante na Alemanha. Para incentivar o consumo do mel de qualidade e esclarecer dúvidas de consumidores e comerciantes, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a Câmara Setorial de Produtos Apícolas idealizaram a campanha com ações nas redes sociais, podcasts e a realização de ciclos de palestras on-line.

“Considerado um alimento completo, o mel possui alto valor nutricional, como alimento produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores ou das secreções procedentes de partes vivas das plantas ou de excreções de insetos sugadores de plantas. Mas, para garantir segurança alimentar a quem consome e confiabilidade de quem comercializa, é preciso que o mel tenha garantia de procedência”, explica Carolina Matos, enfatizando que, a partir da divulgação de informações consistentes no decorrer da campanha, espera-se ampliar o consumo do mel e, com isso, fortalecer a cadeia produtiva, com a geração de empregos e renda.

Sendo assim, a campanha tem como foco ampliar a conscientização e o nível de conhecimento dos consumidores e comerciantes sobre a importância das abelhas; as características e diversidade dos méis brasileiros; a sua utilização diversa como alimento e em indústrias como a farmacêutica e cosmética; a apresentação correta que o produto deve ter nas gôndolas de lojas e supermercados; e a identificação de produtos falsificados.

Sobre a produção de São Paulo

Em 2020, a produção paulista de mel chegou a 4.527 toneladas, representando 9,8% da produção nacional. Dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento demonstram que existem mais de 1.600 apicultores no Estado de São Paulo, operando mais de 72 mil colmeias.
 

Cleusa Pinheiro
Jornalista Centro de Comunicação Rural (CATI/CDRS/SAA)
cleusa.pinheiro@sp.gov.br

 

Logo Governo