Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

Após acelerar nove startups, TechStart Food Innovation recebe inscrições até domingo para segundo ciclo

Após acelerar nove startups, TechStart Food Innovation recebe inscrições até domingo para segundo ciclo

Evento on-line de lançamento do TechStart 2022 contou com participação do Ital (crédito: Reprodução)

Vinculado à Secretaria de Agricultura de SP, Ital é parceiro tecnológico do programa focado em ingredientes, alimentos, bebidas e embalagem

Mais de uma centena de mentores e uma dezena de investidores com nove startups aceleradas dentre mais de 150 inscritas após ao menos 500 atividades com foco em desenvolvimento, estratégia e crescimento, 250 feedbacks, 120 horas de mentorias, 14 conexões com grandes empresas e centros de pesquisa e 30 negociações resultando em quatro propostas reais de investimento. Esses são os números do primeiro ciclo do TechStart Food Innovation, programa de aceleração de negócios e tecnologias para o setor de ingredientes, alimentos bebidas e embalagem que está com inscrições abertas para o processo seletivo de 2022 até domingo (26), tendo mais uma vez o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) como parceiro tecnológico.

“O Ital tem um importante papel no ecossistema de inovação do setor de alimentos e embalagens no Brasil, atuando há décadas fortemente em questões relacionadas à qualidade e segurança de alimentos. Acreditamos que os programas de aceleração de startups são mais uma perspectiva de inovação aberta, por isso confirmamos nossa parceria com a Venture Hub nessa segunda jornada, contribuindo com apoio tecnológico aos participantes”, ressalta Claire Sarantópoulos, assessora técnica da direção do Instituto, que é vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Dedicada às ações de inovação em produtos e processos do Ital, Claire integrou a equipe de mentores do primeiro ciclo, encerrado no último dia 9 com o evento Demo Day, em que os representantes das startups aceleradas – Awí Superfoods, Biotimize, Foodtest, Fresco, Hakkuna, Hort-e, Oka Biotecnologia, Vale Mais e Wise Sales – apresentaram seus negócios, incluindo a evolução obtida ao longo de todo o processo (confira).

Também foram mentoras pelo Ital a diretora de Programação de Pesquisa e vice-diretora da instituição, Gisele Camargo, e as pesquisadoras Ana Lúcia Fadini e Izabela Alvim, do Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolate (Cereal Chocotec), Patrícia Blumer, do Centro de Tecnologia de Laticínios (Tecnolat), Rita de Cássia Ormenese, do Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos (CCQA), e Fiorella Dantas, vice-diretora do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea).

“A despeito da nossa vasta experiência de atender o setor produtivo com serviços, consultorias e treinamentos, confesso que o ambiente do programa foi totalmente outro. Não foi uma relação com cliente ou fornecedor, mas um ambiente de parceria, totalmente colaborativo, onde cada um somou e todos saímos diferentes. Não foi só uma parceria entre empresas e instituições, mas principalmente parceria entre pessoas”, avalia Claire.

O programa

As inscrições do TechStart Food Innovation são destinadas a negócios e projetos que já tenham passado pelas fases de validação inicial, contam com um time comprometido e atuam nos seguintes temas: novas formas de consumo, segurança e distribuição; desperdícios e sustentabilidade; big data, predição e informações de mercado; soluções para embalagens; novos ingredientes (biodiversidade), produtos e processos; alimento de base vegetal (plant based foods); soluções mais saudáveis, e aproveitamento integral da matéria-prima.

Dentre os inscritos, cerca de 30 startups seguirão para a etapa de Warm Up, composta de dez encontros virtuais durante três meses já a partir de outubro. Ao longo do período, serão selecionadas as startups que de fato farão a aceleração, com duração de cinco meses a partir de fevereiro. Durante essa etapa, serão abordados principalmente tração, escala, patente, desenvolvimento de produtos e tecnologias específicas e captação de investimentos.

“Procuramos ajudar empresas a liderarem o futuro de seus mercados, transformando desafios de inovação e crescimento em resultados reais de negócios”, frisa José Eduardo Azarite, VP de Inovação Corporativa da Venture Hub, que está à frente da iniciativa lançada no dia 16 com outro três programas: Agro DigitalLogística e Saúde e Longevidade (assista o lançamento). Presente em dois hubs físicos, em Campinas e em Manaus, a Venture Hub está conectada a mais de 180 localidades em 70 países e soma mais de 300 startups participantes de seus programas desde 2017, tendo atualmente 50 startups em seu portfólio.

Sobre o Ital

Localizado em Campinas/SP, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) realiza pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas.

Fundado em 1963, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o Ital possui unidades técnicas especializadas em carnes, produtos de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças e embalagens, sendo certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025.

Por meio do Centro de Inovação em Proteína Vegetal, do Núcleo de Inovação Tecnológica e da Plataforma de Inovação Tecnológica, o Ital estimula alianças estratégicas para inovação e projetos de cooperação. Possui ainda Programa de Pós-Graduação aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Outras informações estão disponíveis no site http://www.ital.agricultura.sp.gov.br.

 

Logo Governo