Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

“Programa Estadual de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural” minimiza perdas do produtor

“Programa Estadual de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural” minimiza perdas do produtor

“Programa Estadual de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural” minimiza perdas do produtor 

Informativo visa à promoção desta política pública e ao estímulo ao uso do Seguro Rural 

O Programa Estadual de Subvenção do Prêmio do Seguro Rural, aberto a todos os municípios do Estado de São Paulo, busca estimular a contratação de seguro rural, por meio da subvenção do pagamento do prêmio. A cobertura das perdas das culturas, ocasionadas por fenômenos naturais adversos e redução de receita, bem como a cobertura da vida animal e a cobertura das perdas no pomar citrícola, são garantidas aos produtores rurais segurados.  

A massificação do uso de seguro rural também implica a redução do valor do prêmio, o que favorece os produtores com maior estabilidade de renda, vinda da minimização de riscos.  

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), atende a diversas modalidades de seguro rural, relacionadas às seguintes atividades: agrícola, pecuária, florestal e aquícola. 

A Subvenção Estadual do Prêmio de Seguro Rural é autorizada pela Lei n.º 11.244, de 21 de outubro de 2002, do Feap/Banagro, regulamentada pelo Decreto n.º 47.804, de 30 de abril de 2003, teve início no Ciclo Agrícola 2003/2004. 

O benefício da subvenção é concedido ao produtor rural, por intermédio das empresas seguradoras credenciadas junto à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, de acordo com o Decreto n.º 52.794, de 11 de março de 2008, que deu nova redação ao inciso I do artigo 16, do Decreto n.º 47.804, de 30 de abril de 2003. 

Confira, aqui, o informativo “Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural”.

“Com o lançamento deste informativo, chamamos atenção para essa política pública que visa garantir a minimização de riscos ao produtor rural, principalmente ao agricultor de pequena propriedade, bem como proporcionar estabilidade de renda. São cuidados vitais para o sucesso da pequena propriedade, para o êxito do produtor em seu negócio rural”, explica Francisco Martins, secretário-executivo do Feap.

 

 

Ademar Pereira, presidente da Câmara Setorial do Café e do Sindicato Rural

de Caconde, caminha por lavoura de café na geada de 2021.

Logo Governo