CATI realizará Dia de Campo sobre leguminosas de verão e ILPF
A CATI Sementes e Mudas, departamento da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão responsável pelas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), realiza o Dia de Campo “Leguminosas de Verão” e “Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF)” no próximo dia 10 de março.
O evento contará com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira, e do secretário-executivo Marcos Renato Böttcher. Na ocasião, Junqueira fará o plantio de uma muda de sapucaia, árvore de espécie nativa.
O Dia de Campo será realizado no Centro de Produção “Ataliba Leonel”, mais conhecido como Fazenda do Estado, localizado no município de Manduri (SP), sendo a maior unidade de produção de sementes da SAA.
“O objetivo principal do Dia de Campo é cumprir a missão da CATI, que engloba difundir conhecimento e novas tecnologias, capacitando sua rede de extensionistas e os produtores rurais. Nesse evento, apresentaremos novos materiais de leguminosas de verão, bem como técnicas de plantio e manejo. Para falar dos sistemas integrados de produção, um dos focos de atuação da SAA, teremos uma estação dedicada ao tema ILPF”, informa Fernando Alves dos Santos, diretor do Centro de Produção “Ataliba Leonel”.
Programação
Em uma programação com enfoque prático, o Dia de Campo será dividido em estações, que contarão com especialistas à frente das palestras e mostras de materiais.
Na primeira estação “ILPF e melhoramento genético do Nelore Mocho”, o tema será desenvolvido pelo médico veterinário Bráz Costa de Oliveira Júnior, diretor do Núcleo de Produção de Sementes de Avaré e responsável, na CATI, pelo Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore Mocho, que na ocasião apresentará a área instalada com ILPF no Centro de Produção “Ataliba Leonel”.
A segunda estação terá à frente os pesquisadores drs. André Prando e Emerson Borghi, da Embrapa Soja, que apresentarão as cultivares de soja da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ensaio MIP (Manejo Integrado de Pragas) e Ensaio de coinoculação da soja com Bradyrhizobium e Azospirillum.
Na terceira estação, os pesquisadores drs. Marcos Michelotto e Inácio de Godoi, do Instituto Agronômico (IAC)/Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta)/SAA, farão apresentação de cultivares e manejo de pragas e doenças na cultura do amendoim.
Na quarta estação, os pesquisadores da Embrapa (responsáveis pela segunda estação) apresentarão o Sistema Antecipe, que preconiza o plantio de milho antes da colheita da soja.
“No momento, em nosso Centro, contamos 160 hectares de soja, dos quais dois hectares são cultivados para semente em parceria com Embrapa (cultivar BRS 267); 215 hectares de amendoim, sendo 16 hectares cultivados para semente em parceria com IAC (cultivares IAC 505, IAC Tatu e IAC Sempre Verde); e do nosso carro-chefe, o milho, temos 295 hectares plantados, sendo a totalidade cultivada com as variedades desenvolvidas pela CATI, entre as quais o AL Avaré, Al Piratininga e AL Paraguaçu, tanto de forma convencional quanto orgânica”, explica o diretor do Centro de Produção, salientando que, em meados do mês de março, terá início o período de colheita das leguminosas de verão. “Já começamos a colher os primeiros hectares de amendoim. A previsão é de que esta safra de leguminosas estará disponível para comercialização aos agricultores já no mês de maio”.
Sobre o Centro de Produção “Ataliba Leonel” – CATI Sementes e Mudas
No total, o Centro de Produção “Ataliba Leonel”, mais conhecido como Fazenda Ataliba Leonel – que completou 64 anos, em 2022, como uma das maiores do Governo do Estado, possui 3.400 hectares, sendo a metade com mata nativa, que compõe grande Área de Proteção Ambiental (APA).
Além do milho, em Ataliba Leonel, a CATI produz e vende a preços acessíveis − com ótima relação custo-benefício, devido à rusticidade de suas sementes − sementes de sorgo, girassol (variedade grãos e óleo), nabo forrageiro, aveias branca e preta, entre outras, dependendo da época em que promove a rotação de culturas, adotando sistemas sustentáveis de conservação do solo. A Fazenda é palco de práticas conservacionistas e Dias de Campo que reúnem produtores, técnicos e pesquisadores, não só do Estado de São Paulo, mas de todo Brasil, onde as sementes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento são vendidas.
Saiba mais no site www.cati.sp.gov.br, por meio do qual poderá encontrar os endereços de todos os Núcleos de Produção da CATI Sementes e Mudas, tanto de produção de sementes quanto de mudas, assim como das 40 Regionais da CATI, onde também podem ser encontradas e/ou encomendadas − e das Casas da Agricultura, que se constituem nos “braços” da Secretaria de Agricultura e Abastecimento na maioria dos municípios paulistas.
Serviço
Dia de Campo “Leguminosas de Verão” e “Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF)”
10/3/2023 (sexta-feira)
Das 8 h às 14 h
Local: Centro de Produção “Ataliba Leonel”
Rodovia SP 287 – km 50 – Manduri (SP)
O evento será fechado ao público. Órgãos de imprensa estão convidados para a cobertura, mediante credenciamento prévio, pelo e-mail: cecor@sp.gov.br.
