Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

CATI Regional Avaré promove ações de Ater e leva políticas públicas para assentamento rural de Iaras

CATI Regional Avaré promove ações de Ater e leva políticas públicas para assentamento rural de Iaras

CATI Regional Avaré promove ações de Ater e leva políticas públicas para assentamento rural de Iaras

Localizado no município de Iaras, o Assentamento Zumbi dos Palmares, criado em 1998, em área de 7.767,13 hectares, conta, desde o início deste ano, com uma ação de fortalecimento das cadeias produtivas promovida pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Avaré.

“Esta ação, que visa levar conhecimento, tecnologia, rentabilidade, qualidade de vida e dignidade a esses produtores e suas famílias, nasceu de parceria da nossa unidade com agentes do Programa ALI Rural, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que identificaram a necessidade de um suporte técnico específico. Desde então, começamos um projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) voltado a um grupo de 28 associados da Associação dos Assentados da Reforma Agrária Zumbi dos Palmares (Arzup), que está em fase de levantamento de necessidades e demandas”, explica Euvaldo Neves Pereira, diretor da CATI Regional Avaré, ressaltando que entre os objetivos está “o de tornar possível a produção agropecuária sustentável a esta e às próximas gerações no local, que hoje tem 424 famílias assentadas, totalizando uma população de cerca de 2.000 pessoas”.

A primeira atividade com o grupo aconteceu na escola do assentamento. “Nessa reunião, os produtores puderam tirar dúvidas, relatar problemas com o solo, a baixa produtividade, os resultados financeiros insatisfatórios e as dificuldades no escoamento da produção. A partir dessa conversa, apresentamos o trabalho de Ater oferecido pela CATI, uma breve introdução de como é realizada a coleta de amostras para análise de solo, destacando a importância da mesma”, explica Euvaldo.

O próximo passo, segundo o diretor, foi montar uma equipe técnica multidisciplinar da CATI Regional Avaré, que já realizou a primeira visita a 23 propriedades onde são trabalhadas diversas cadeias produtivas como bovinoculturas de corte e leite, apicultura, meliponicultura, piscicultura, fruticultura e olericultura. “Realizamos, em janeiro, em cada propriedade, um mapeamento individual, levando em consideração a produção já existente, as dificuldades individuais e as futuras possibilidades de produção. Também foi solicitada a análise de solo das áreas produtivas, para correção de solo e planejamento dos próximos passos”, explica Euvaldo, enfatizando que algumas propriedades já estão com a produção em andamento; por isso, receberam orientações sobre regulagem de implementos, cálculos de correção e adubação de solo, manejo nutricional e sanitário dos animais, planejamento de atividades durante o ano agrícola, recomendações sobre poda e condução de plantas, manejo de abelhas, dentre outras.

Em fevereiro, foi realizada uma segunda visita, na qual se traçou um planejamento individual para as propriedades, levando em consideração a produção já existente, as fontes de renda alternativas que podem ser implantadas, as novas tecnologias, as técnicas de produção orgânica, o manejo de pastagem, a nutrição animal durante as quatro estações do ano, o controle reprodutivo e sanitário dos animais, a conservação do solo e da água, as alternativas para escoamento da produção e a disseminação de conhecimento por meio de cursos. “Ao lado dessas ações, estamos dando suporte para a criação da Associação de Apicultores e Meliponicultores de Iaras e Região (Aamire), na qual a maioria dos membros pertence ao assentamento.

         

Mutirão de cidadania

Outra ação fundamental da CATI para a comunidade do assentamento foi realizada em fevereiro, quando nove extensionistas da CATI Regional Avaré e da CATI Sementes e Mudas, participaram do evento POP Rural Zumpa – Mutirão de Atendimento Especial para Pessoas do Assentamento, nas áreas de Justiça, Cidadania, Assistência Técnica Rural e Assistência Social, coordenado pela Justiça Federal.

Durante os dois dias do evento, realizado na escola do Assentamento Zumbi dos Palmares, os extensionistas da Regional de Avaré esclareceram dúvidas sobre o Programa Rotas Rurais (210 atendimentos) e atualização e regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR)/Programa de Regularização Ambiental (PRA) – 30 atendimentos; prestaram consultas e orientações técnicas nas cadeias produtivas de pecuária de leite e corte, apicultura, olericultura orgânica e convencional e piscicultura (13 atendimentos); fizeram a atualização do LUPA – Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária (23 produtores atendimentos); bem como realizaram uma reunião com membros da Arzup, com o objetivo de formalizar dois projetos no âmbito do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) − Saneamento Básico para Moradias Rurais e a instalação, no assentamento, de uma Unidade Demonstrativa do Sistema de Plantio Direto na Palha de Hortaliças.

Já os extensionistas do Núcleo de Produção de Avaré, ligado à CATI Sementes e Mudas, fizeram a comercialização de mais de 50 mudas de espécies florestais nativas e frutíferas comerciais, bem como 35 atendimentos de orientações técnicas sobre plantio e manejo na área.

 

Logo Governo