Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

Capacitação atualiza conhecimentos de produtores rurais de Parelheiros sobre a produção de morango

Capacitação atualiza conhecimentos de produtores rurais de Parelheiros sobre a produção de morango

Capacitação atualiza conhecimentos de produtores rurais de Parelheiros sobre a produção de morango

A iniciativa foi promovida pela CATI Regional Santos em parceria com a Casa da Agricultura Ecológica, ligada à Prefeitura Municipal de São Paulo.

 

Conforme cadastramento realizado pela Prefeitura de São Paulo, na cidade há 646 Unidades de Produção Agropecuária, das quais, 524 localizadas na zona sul; 61 na zona leste; e 61 na zona norte. Segundo a diretoria da CATI Regional Santos, que abrange as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) aos produtores da capital paulista, as propriedades possuem, em sua maioria, entre 0,1 e 5 hectares, podendo haver áreas maiores na zona sul. “Nessas unidades, são desenvolvidas diversas cadeias produtivas, com predomínio das horticulturas convencional e orgânica, bem como de plantas ornamentais”, explica Hemerson Calgaro, diretor da CATI Regional Santos, informando que, secundariamente, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística − IBGE (2017), há fruticultura, produção animal (suinocultura, produção de leite, avicultura, entre outras), silvicultura, pesca artesanal (na represa Billings) e turismo sustentável”.

Nesse contexto, a região de Parelheiros, localizada no extremo da zona sul, é conhecida pela sua produção agrícola diversificada e de qualidade. E agora, os produtores rurais da região tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos na cultura do morango, que tem crescido exponencialmente no mercado. “Em busca de fortalecer a produção agrícola local e incentivar a diversificação de culturas, realizamos, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, um curso sobre produção de morango, destancando a importância dessa cultura promissora e ressaltando a relevância da profissionalização dos agricultores para obtenção de resultados de qualidade”, salienta Calgaro.

 

 

Sobre a programação

Durante o curso, os participantes tiveram acesso a palestras ministradas por especialistas em produção de morango, os engenheiros agrônomos José Eduardo Pereira da Silva e André Luís Xavier de Macedo e Barreto − instrutores da CATI Regional Campinas −, que abordaram temas como seleção de variedades, preparo do solo, técnicas de irrigação, manejo de pragas e doenças, colheita e pós-colheita. Os agricultores também puderam conhecer Boas Práticas de manejo sustentável, que visam reduzir o impacto ambiental e otimizar a produção.

Um dos aspectos mais enfatizados durante o curso foi à importância da capacitação contínua. “Por meio do conhecimento adquirido, os agricultores podem melhorar a eficiência de suas atividades, garantir a qualidade dos produtos e aumentar sua rentabilidade. Além disso, a capacitação continuada permite aos agricultores enfrentar desafios como mudanças climáticas, oscilações de mercado e exigências cada vez mais rigorosas por parte dos consumidores”, destaca Calgaro.

Durante o evento, Lucas Volpato, engenheiro agrônomo responsável pela Casa da Agricultura de São Paulo, ligada à esfera de atuação da CATI Regional Santos, ressaltou a relevância desse tipo de curso para o desenvolvimento sustentável da região: “A capacitação dos produtores rurais é fundamental para impulsionar a produção de alimentos e fortalecer o setor agrícola na região metropolitana de São Paulo. Com o curso de produção de morango, estamos fornecendo ferramentas e conhecimentos essenciais, para que os agricultores possam se destacar nesse segmento e aproveitar as oportunidades de mercado”.

Os produtores rurais de Parelheiros demonstraram entusiasmo com o curso, reconhecendo a importância de adquirir novos conhecimentos e compartilhar experiências com outros agricultores. “A expectativa é que essa capacitação impulsione a produção local de morango, gerando mais renda e desenvolvimento para a região”, avaliaram os participantes.

“A realização de mais esse curso destaca o compromisso da CATI Regional Santos e Casa da Agricultura de São Paulo em articularem ações em parceria com a Prefeitura de São Paulo e promoverem o desenvolvimento sustentável para os produtores rurais dessa importante região de produção de alimentos”, enfatiza Calgaro.

 

 

Sobre o potencial da cultura do morango para geração de renda, emprego e agregação de valor à produção agrícola

Segundo os especialistas, a produção de morango é uma atividade bastante lucrativa, mas que requer conhecimento técnico e cuidados específicos para obter bons resultados. Por isso, a capacitação dos produtores rurais é fundamental para garantir a qualidade do produto final e aumentar a competitividade no mercado. Com isso e com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos produtores rurais locais, o curso proporcionou um ambiente propício para troca de experiências e atualização sobre técnicas avançadas de produção de morango.

“A produção de morango apresenta-se como potencial e tem se mostrado como uma cultura a mais para os agricultores da região. Além de apresentar boa adaptação ao clima local, a demanda por morangos frescos e de qualidade tem aumentado significativamente nos mercados interno e externo. Esse cenário é muito favorável para os agricultores da região, pois estão muito próximos do mercado consumidor. Além disso, o morango é uma fruta muito valorizada, tanto pelos consumidores como pela indústria de processamento, o que abre oportunidades para os produtores expandirem seus negócios”, avalia o diretor da CATI Regional Santos.

Logo Governo