CATI realiza 2.ª etapa do Projeto “Conhecendo o Campo” em Arealva
Criado por extensionistas da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Bauru e da Casa da Agricultura de Arealva, o “Projeto Conhecendo o Campo” visa incentivar a valorização dos produtores e do meio rural, levando educadores e alunos para vivenciar e conhecer as atividades das principais cadeias produtivas do município, atestando a importância desse setor para o meio ambiente e toda população.
Com o tema “As abelhas e o Meio Ambiente”, a CATI Regional Bauru, por meio da Casa da Agricultura de Arealva, e a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente de Arealva realizaram a segunda etapa do Projeto “Conhecendo o Campo”. A propriedade escolhida para essa atividade foi o Apiário Bee Coach, no Sítio Flor da Mata, localizado no Bairro Vanglória.

“Nesta segunda etapa, apresentamos o histórico da propriedade e foram abordados temas variados como a importância das abelhas para o meio ambiente, espécies de abelhas nativas, diferença entre apicultura (criação de abelhas com ferrão) e meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão), biologia das abelhas, organização social e atividade da colmeia. Os alunos conheceram os produtos das colmeias – diferentes tipos de méis, de acordo com cada florada, própolis, cera e pólen”, detalha Luana Boiani, agente de apoio agropecuário da Casa da Agricultura de Arealva, informando que, por meio de fotos, os participantes puderam conhecer algumas espécies de abelhas; assistir a vídeos de polinização; conhecer os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e aqueles utilizados para extração do mel das colmeias. “Também fizeram uma visita monitorada à ‘Casa do Mel’, instalação onde o mel é beneficiado e embalado para posterior comercialização”.

Para o sucesso do evento, Luana destaca a importância do apoio da prefeitura e de comerciantes locais. “A Prefeitura de Arealva prestou total apoio na visita, fornecendo o transporte dos participantes e o lanche. Também contamos com o apoio do comerciante Luís Antônio Policarpo Júnior, que forneceu as cadeiras para o evento”.
Sobre o “Conhecendo o Campo”, Luana ressalta que é muito importante informar que ele agrega alguns dos eixos temáticos do Projeto Guaraipo de Educação Ambiental, desenvolvido pela CATI. “Além de abordar a valorização do produtor rural, esse Projeto demonstra o cuidado que o proprietário tem com o meio ambiente e que isso reflete diretamente na atividade produtiva, na rentabilidade e qualidade de vida da comunidade”.
Os instrutores desta segunda etapa foram a médica-veterinária Giovana Pavão Vital, da Casa da Agricultura de Avaí, e os apicultores e proprietários do Apiário Bee Coach, Célio Saciloto, Vinícius de Moraes Lopes e Natália Fernanda Quintiliano Saciloto.

Heveicultura também fez parte da visita
Como um acréscimo nesta segunda etapa, pelo fato de a propriedade também trabalhar com a heveicultura, os alunos puderam observar os funcionários realizando a extração do látex da seringueira, processo conhecido como “sangria”. “O processo chamou muita atenção dos estudantes e educadores, com alguns relatando nunca terem visto esse trabalho e outros que não sabiam que a borracha vem de uma árvore”, conta Luana.
Próximas etapas do Projeto em 2023
3.ª etapa – Pecuária leiteira
Data: agosto
4.ª etapa – Avicultura
Data: agosto
5.ª etapa – Pecuária de Corte
Data: setembro
6.ª etapa – Olericultura
Data: outubro
7.ª etapa – Piscicultura
Data: novembro
Integrantes da equipe de execução do Projeto “Conhecendo o Campo”
Casa da Agricultura de Arealva
Alessandra Pagni Lenharo – Convênio Sedrus/Prefeitura de Arealva
Élcio Alves de Macedo – Técnico agrícola / Convênio Sedrus/Prefeitura de Arealva
Luiz Gustavo Silva Oliveira – Médico-veterinário – Convênio Sedrus/Prefeitura de Arealva
Márcia Regina Pavani – Convênio Sedrus/Prefeitura de Arealva
Luana M. M. Boiani dos Santos – Técnica em Gestão Ambiental – Agente de apoio agropecuário da Casa da Agricultura de Arealva – CATI/SAA
Marco Aurélio Parolin Beraldo – Engenheiro agrônomo – Casa da Agricultura de Arealva – CATI/SAA
Milaine Trabuco Labella – Engenheira agrônoma – Casa da Agricultura de Arealva CATI/SAA
Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente de Arealva
Letícia Boza Morais – Engenheira ambiental
CATI Regional Bauru
José Adriano Bandeira Moreira Jorge – Médico-veterinário
Mais informações:
Luana Maria Marques Boiani dos Santos – Casa da Agricultura de Arealva – CATI Regional Bauru
luana.santos@sp.gov.br / (14) 99867-5469