CATI realiza 3.ª etapa do Projeto “Conhecendo o Campo” em Arealva
Criado por extensionistas da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Bauru e da Casa da Agricultura de Arealva, em parceria com a Diretoria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Arealva, o Projeto “Conhecendo o Campo” visa incentivar a valorização dos produtores e do meio rural, levando educadores e alunos para vivenciar e conhecer as atividades das principais cadeias produtivas do município, atestando a importância desse setor para o meio ambiente e toda a população.
Em sua terceira etapa, realizada no mês de agosto, o tema desenvolvido na visita monitorada no Sítio São Sebastião, do produtor rural Juliano Gelder Fernandes do Prado, teve como foco a pecuária leiteira. Durante a atividade, foi apresentado o histórico da propriedade, que os alunos puderam conhecer in loco, acompanhados pelo produtor Juliano, que ressaltou: “Uma pequena propriedade precisa se diversificar para conseguir se manter. Meu sítio tem cinco alqueires, eu trabalho com olericultura (quiabo, jiló, feijão e outras culturas da época), produção de milho para silagem e produzo 150 litros de leite por dia, renda que sustenta a minha família”.


Programação
Ao longo da atividade, foram abordados os principais assuntos ligados à bovinocultura leiteira, como rotina de ordenha, sanidade e manejo do rebanho, alimentação da vaca de leite, características físicas dos bovinos leiteiros, bem como criação de bezerras. “Também falamos sobre a importância da cadeia produtiva para o município, o leite como alimento, sua composição e a importância de se consumir leite pasteurizado. Os participantes puderam conhecer os diferentes tipos de pasteurização e produtos que apresentam o leite em sua composição”, comenta José Adriano N. M. Jorge, médico-veterinário da CATI Regional Bauru e instrutor da atividade, destacando que um assunto que atraiu muita atenção foi a alergia à caseína e intolerância à lactose, que muitas pessoas têm. “Neste momento, apresentamos a opção do leite A2A2, que é direcionado ao público alérgico”.
Já o médico-veterinário Luiz Gustavo Silva Oliveira, da Casa da Agricultura local e instrutor da atividade, informou que as crianças puderam entrar na sala de ordenha, ver o tanque de resfriamento, acompanhar as vacas recebendo silagem no cocho e tiveram a oportunidade de interagir com bezerros, “fato que propiciou uma real satisfação e alegria a todos os presentes”.


Os participantes se mostraram muito satisfeitos com o resultado dessa etapa. “Constatamos, mais uma vez, o quanto se fazem necessários projetos como este, para a valorização do produtor rural e também para corrigir alguns conceitos disseminados erroneamente. É importante salientar, ainda, que esse Projeto agrega alguns dos eixos temáticos do Projeto Guaraipo de Educação Ambiental, desenvolvido pela CATI, pois, além de abordar a valorização do produtor rural, também relaciona o cuidado que ele tem com o meio ambiente, o qual se reflete diretamente na atividade produtiva da propriedade, na rentabilidade da produção e no bem-estar da comunidade”, afirma Luana M. M. Boiani dos Santos, técnica em gestão ambiental da Casa da Agricultura de Arealva.
Sobre as parcerias, a diretora municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Letícia Boza Morais, destacou o apoio da prefeitura municipal, que se responsabilizou pelo transporte e fornecimento de lanche aos alunos, bem como do comerciante Luís Antônio Policarpo, que forneceu as cadeiras usadas no evento, o qual contou com a participação das Escolas Municipais João Leão, José Abílio, Abílio Salles e Manoel Limão – 5.os anos, com 72 alunos e educadores, totalizando 92 pessoas capacitadas.
Próximas etapas do Projeto em 2023
4.ª etapa – Avicultura
Data: agosto
5.ª etapa – Pecuária de Corte
Data: setembro
6.ª etapa – Olericultura
Data: outubro
7.ª etapa – Piscicultura
Data: novembro
Integrantes da equipe de execução do Projeto “Conhecendo o Campo”
Casa da Agricultura de Arealva
Alessandra Pagni Lenharo – Convênio Sedrus/Prefeitura de Arealva
Élcio Alves de Macedo – Técnico agrícola / Convênio Sedrus/Prefeitura de Arealva
Luiz Gustavo Silva Oliveira – Médico-veterinário – Convênio Sedrus/Prefeitura de Arealva
Márcia Regina Pavani – Convênio Sedrus/Prefeitura de Arealva
Luana M. M. Boiani dos Santos – Técnica em Gestão Ambiental – Agente de apoio agropecuário da Casa da Agricultura de Arealva – CATI/SAA
Marco Aurélio Parolin Beraldo – Engenheiro agrônomo – Casa da Agricultura de Arealva – CATI/SAA
Milaine Trabuco Labella – Engenheira agrônoma – Casa da Agricultura de Arealva CATI/SAA
Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente de Arealva
Letícia Boza Morais – Engenheira ambiental
CATI Regional Bauru
José Adriano Bandeira Moreira Jorge – Médico-veterinário
Mais informações:
Luana Maria Marques Boiani dos Santos – Casa da Agricultura de Arealva – CATI Regional Bauru
luana.santos@sp.gov.br / (14) 99867-5469