Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

Projeto Frutas Vermelhas SP: Dia de Campo leva conhecimento para interessados de São Paulo e outros estados

Projeto Frutas Vermelhas SP: Dia de Campo leva conhecimento para interessados de São Paulo e outros estados

Projeto Frutas Vermelhas SP: Dia de Campo leva conhecimento para interessados de São Paulo e outros estados

Realizado no Sítio 7 Irmãos, em Indaiatuba, onde a família Tomazetto produz uma diversidade de frutas, entre as quais frutas vermelhas, o evento contou com cerca de 100 pessoas de várias regiões paulistas, Minas Gerais e outros estados

 

Com foco na difusão de conhecimento e metodologia de produção das culturas da amora-preta e do mirtilo – frutas englobadas pelo Projeto Frutas Vermelhas SP, junto com a framboesa, executado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Campinas -, o Dia de Campo se tornou um sucesso entre os participantes, que incluíam desde interessados em iniciar o cultivo até produtores com mais de 20 anos de experiência, que já exportam sua produção para inúmeros países.

 

 

 

“Neste ano, fizemos um primeiro evento teórico, com palestras sobre as diversas etapas de produção das frutas, abrangendo inclusive a comercialização. Mas, desde então, a demanda por um evento prático aumentou e, em parceria com a família Tomazetto – que faz parte do Projeto e recebe nosso acompanhamento para a implantação e condução das plantações de amora-preta e mirtilo -, foi possível organizar esta capacitação prática, que contou com o apoio de diversos parceiros, incluindo o Sicoob-Credi Mogi Guaçu e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)”, explica Rodrigo Baccan, diretor da CATI Regional Campinas e responsável pelo desenvolvimento do Projeto, que já alcança quase 30 cidades paulistas. “Caso haja interesse na implementação das culturas, no âmbito do Projeto, os produtores interassados podem procurar a Casa da Agricultura local, cujos técnicos estão orientados a entrar em contato conosco, para fazermos o atendimento e acompanhamento técnico”.

 

Família Tomazetto

 

Segundo Rodrigo, o objetivo do Projeto Frutas Vermelhas SP é difundir conhecimento e tecnologia e variedades que já existem para o cultivo dessas frutas em regiões de clima mais quente, favorecendo, assim, a diversificação de atividades e renda, principalmente para os agricultores familiares, como é caso de sucesso da família Tomazetto, que comercializa a sua produção diretamente com os consumidores, agregando valor à produção, com a confecção de polpas de frutas congeladas.

 

           

 

Fruticultura se destaca na região de Campinas

A região de Campinas se destaca pela produção de frutas, com destaques para as culturas da uva, caqui, goiaba, figo-roxo, pêssego, entre outras. Frutas essas com destinação garantida para a mesa dos consumidores de todo o Brasil e também para alguns países. De acordo com estudos realizados e percepção prática dos extensionistas da CATI, essa produção na região de Campinas é possível, atualmente, com a utilização de variedades adaptadas ao clima local, onde não necessitam de grandes quantidades de horas/frio para sua produção.

 

 

“Todas as frutas cultivadas nos municípios da região têm seu destino mercadológico previamente definido. Mas nem sempre o mercado de frutas é compensador para os produtores rurais, sendo necessária uma busca constante por novas formas de comercialização ou novas opções de cultivo. Sendo assim, o Projeto Frutas Vermelhas SP avalia o cultivo de frutas vermelhas (amora, mirtilo e framboesa) na região de Campinas como mais uma alternativa de cultivo e renda, apresentando diversos pontos favoráveis: o cultivo de frutas vermelhas na região é extremamente pequeno e sem porte comercial; existem variedades que não demandam tantas horas de frio para produzirem nesta região; Campinas e São Paulo são grandes centros consumidores dessas frutas; importantes redes varejistas comercializam frutas vermelhas em suas lojas na região”, explica Rodrigo Baccan.

 

Acesse aqui e veja como foi o Dia de Campo do Projeto Frutas Vermelhas SP:

Logo Governo