Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

Núcleo de Produção de Mudas da CATI, em Itaberá (SP), moderniza instalações para atender à demanda do mercado por mudas

Núcleo de Produção de Mudas da CATI, em Itaberá (SP), moderniza instalações para atender à demanda do mercado por mudas

Núcleo de Produção de Mudas da CATI, em Itaberá (SP), moderniza instalações para atender à demanda do mercado por mudas

 

Durante a cerimônia de entrega das novas estufas agrícolas, da câmara de nebulização e do equipamento para produção de mudas com embalagens biodegradáveis, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo lançou, ainda, o Programa Propaga SP e a plataforma de pesquisa de compras públicas Abastece-SP

 

Com a entrega de novas estufas agrícolas, de uma câmara de nebulização e de equipamento para produção de mudas com embalagens biodegradáveis, no Núcleo de Produção de Mudas de Itaberá, em 22 de fevereiro deste ano, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da CATI Sementes e Mudas, ganha um reforço de peso em seu trabalho.

Além da modernização e renovação da estrutura do Núcleo e do lançamento do Programa Propaga SP, da Secretaria de Agricultura, com foco na pesquisa, inovação e transferência de tecnologia na propagação de espécies arbóreas e no plantio de mudas acondicionadas em embalagens biodegradáveis, também foi apresentada a plataforma de pesquisa Abastece-SP, dirigida aos produtores rurais, para que acessem novas possibilidades de mercado por meio das compras públicas, iniciativa da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro).

O equipamento de produção de mudas em sistema de embalagens biodegradáveis, chamado de Ecopot; as estufas agrícolas, destinadas aos Núcleos de Produção de Itaberá, Marília, Pederneiras, São Bento do Sapucaí e Tietê, para a produção de mudas de espécies frutíferas e florestais; e a câmara de nebulização foram viabilizados por meio de um investimento de sete milhões de reais da Secretaria de Agricultura em modernizações.

 

 

“O Núcleo atua, desde 1974, na produção de mudas, nativas e enxertadas. Com a entrega das estufas agrícolas e da câmara de nebulização, estamos criando um cenário de mais rentabilidade para o produtor. Na produção de espécies como cacau, acerola e goiaba, por exemplo, a câmara de nebulização encurta o tempo de produção da muda e resulta numa muda de mais qualidade”, comenta o diretor do Centro de Mudas, do Departamento de Sementes e Mudas da CATI, Marcos Augusto Franco Junior, explicando que, neste processo de produção de mudas, em que as embalagens biodegradáveis são produzidas com o uso do novo maquinário, importado da Dinamarca, as embalagens podem variar de tamanho, volume e dimensões, para atender às diferentes características das fruteiras comerciais e, principalmente, das espécies florestais nativas. “É um maquinário único na América Latina”, enfatiza, lembrando que a aquisição foi possível por meio de parceria entre a CATI e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) Regional.

 

       

 

“É uma máquina tecnológica, compacta, em que temos a medida certa de substrato e de adubo; uma muda com mais qualidade e arranque fantástico. Não estamos só mudando a forma de produzir as mudas, mas todo o sistema de plantio”, observa o secretário de Estado de Agricultura, Guilherme Piai.

Ricardo Domingos Pereira, coordenador da CATI, aponta inúmeras vantagens da inovação tecnológica, por ser “socialmente justa, economicamente viável e ambientalmente correta”, enfatiza. “Estamos diante de uma combinação aparentemente simples, de papel biodegradável com substrato, para a sustentação de uma semente. Essa simplicidade, contudo, só pôde ser atingida pelo trabalho conjunto de diferentes órgãos da Secretaria de Agricultura, para, assim, trazer respostas concretas ao produtor e facilitar as atividades na agropecuária. Por meio dos institutos de pesquisa, e de cada coordenadoria da Secretaria, além da CATI, temos satisfação em trazer estes bons resultados e chegar àqueles que desenvolvem a atividade mais nobre e sagrada da humanidade, que é a produção de alimentos”, afirma Ricardo.

 

Logo Governo