“Conhecendo o Campo”: projeto de extensão rural realizado pela Casa da Agricultura de Arealva atravessa fronteiras
O Projeto “Conhecendo o Campo”, idealizado e realizado por extensionistas da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Bauru e Casa da Agricultura de Arealva, para incentivar a valorização dos produtores e do meio rural, levando educadores e alunos para vivenciar e conhecer as atividades das principais cadeias produtivas do município, inicia as ações de 2024 e se torna modelo para outros estados
Um ano de sucesso! Após sete etapas concluídas, em 2023, o Projeto “Conhecendo o Campo” contabilizou em seu primeiro ano de execução, mais de 700 alunos e educadores da rede pública envolvidos e aumento da valorização dos agricultores e do meio rural. E agora vê seus frutos sendo espalhados para além das fronteiras paulistas. Após ver as reportagens no site da CATI, um servidor da Prefeitura de Pará de Minas (MG), que estava em busca de trabalhos inovadores de extensão rural, encontrou no Projeto “Conhecendo o Campo”, a resposta que procurava.
“Ele entrou em contato conosco, marcamos uma reunião on-line e os representantes da prefeitura adoraram, virão conhecer uma etapa pessoalmente e já decidiram implantar o Projeto em Minas Gerais. Estamos orgulhosos e felizes, pois nosso objetivo é valorizar cada vez mais o agro e o trabalho de homens e mulheres que dedicam sua vida à produção de alimentos”, celebra Luana Boiani, da Casa da Agricultura de Arealva, uma das coordenadoras do Projeto.
E a primeira etapa de 2024 já tem tema e data para começar! Nos próximos dias 14 e 15/3, a Etapa I, com tema Cadeia Produtiva de Grãos, será realizada na Fazenda Corcovo, sede da Associação dos Produtores Rurais de Arealva. Na ocasião, produtores e extensionistas da CATI receberão cerca de 200 alunos e educadores de escolas municipais e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Como foi a 6.ª etapa do Projeto
A 6.ª etapa, que teve como tema a cadeia produtiva da olericultura, foi realizada com apoio da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente de Arealva, na Chácara Vedelugi, onde os estudantes e educadores foram recebidos pelo proprietário e produtor rural Aldemar Boconcelo e sua família, no Bairro Taquaruçu.

Após a palestra, conduzida pela engenheira agrônoma Milaine Trabuco Labella, da Casa da Agricultura local, os alunos fizeram uma visita monitorada pela propriedade, estreitando o contato com a natureza e atividade rural, o que para muitos foi uma grande novidade. Durante a atividade, foi apresentado o histórico da propriedade. Os alunos também puderam visitar toda a área e constatar a preservação do meio ambiente, observando in loco as Áreas de Preservação Permanente (APPs) da região, bem como apreciar a paisagem do Rio Tietê.

“É importante os visitantes saberem as informações e as realidades de nosso município. Na sombra de um Flamboyant e em uma breve caminhada na propriedade, foram apresentados detalhes sobre o cultivo de olerícolas, tipos de cultivo, conservação do solo, manejo das plantas, irrigação, o manejo de pragas e doenças e a comercialização, assim como a sua importância na alimentação. Mas a interação e visita são importantes não apenas para os alunos; os produtores gostaram muito e elogiaram a iniciativa, inclusive participando e contando sua história e a forma como trabalham em família. Alunos, que moram na área rural, também ficaram felizes em falar da sua história para os moradores das áreas urbanas”, explica Milaine.


Nesta 6.ª etapa, estiveram presentes 90 participantes, entre educadores e alunos das Escolas Municipais João Leão, José Abílio, Abílio Salles e Manoel Limão. “Como nas etapas anteriores, contamos com o apoio da prefeitura municipal, responsável pelo transporte e fornecimento de lanche aos alunos, e do comerciante Luís Antônio Policarpo, que forneceu as cadeiras usadas no evento.
Na 7.ª etapa, o tema central foi a piscicultura
A 7.ª etapa foi realizada com apoio da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente de Arealva, no Sítio São Francisco “Park Hotel Pesqueiro Boiani”, e teve como responsáveis os extensionistas Luana Maria Marques Boiani dos Santos, da Casa da Agricultura de Arealva, e o médico-veterinário José Adriano Bandeira Moreira Jorge, da CATI Regional Bauru.

Os participantes foram recebidos pelo proprietário Ismael Edson Boiani, produtor rural no bairro Soturninha, que apresentou a propriedade e contou sua história como empresário rural, deixando os participantes emocionados. Como cortesia, o produtor permitiu que os participantes (alunos de escolas públicas do município) aproveitassem a pesca esportiva, o que gerou grande alegria, principalmente para aquelas crianças que ainda não tinham visto peixes tão belos e grandes ao vivo!


Segundo Luana, a apresentação foi baseada em fotos, ilustrando o tema com curiosidades das diversas espécies de peixes e características principais dos dois sistemas de criação existentes no município: tanque escavado e tanque-rede. “Focamos a cadeia produtiva no Brasil e no município, destacando a importância da piscicultura voltada para a alimentação humana e também do setor dedicado ao lazer e turismo, principalmente com os pesque-pagues”.

Após a palestra, conduzida pelo médico-veterinário José Adriano Bandeira Moreira Jorge, da CATI Regional Bauru, os alunos fizeram uma visita monitorada pela propriedade, estreitando o contato com a natureza e atividade rural, o que para muitos foi uma grande novidade. Além disso, puderam acompanhar pescadores experientes.
“No final da atividade, pudemos constatar, mais uma vez, o quanto o Projeto Conhecendo o Campo quebra paradigmas, bem como eleva a importância e valoriza o produtor rural. Agradecemos imensamente a todos os proprietários rurais que abriram as portas de suas propriedades para a realização desse Projeto, aos nossos colegas instrutores, aos parceiros e à nossa equipe de trabalho, pois essa união de esforços resultou em etapas sensacionais, obtendo êxito total nos objetivos do Projeto Conhecendo o Campo”, avalia Luana, enfatizando que, nesta última etapa do ano de 2023, como nas demais, contaram com o apoio da prefeitura municipal, que se responsabilizou pelo transporte e fornecimento de lanche aos alunos.

Nesta última etapa, estiveram presentes cerca de 200 participantes, entre educadores e alunos das Escolas Municipais João Leão, José Abílio, Abílio Salles e Manoel Limão; bem como da Escola Estadual Professor Sebastião Inoc Assumpção, além de usuários e educadores da Apae de Arealva. “Além dos educadores que acompanharam os alunos, a atividade contou também com a presença dos vereadores Séfora Faria e Hector Rodrigo Lenharo Bruno, que foram conhecer o Projeto, para que o poder público incentive ainda mais a sua realização em 2024.
Equipe do Projeto
O Projeto “Conhecendo o Campo” é desenvolvido por uma equipe de extensionistas da CATI e pela Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente de Arealva.
- Casa da Agricultura de Arealva
Alessandra Pagni Lenharo – Convênio Sedrus/Prefeitura
Téc. Agr. Élcio Alves de Macedo – Convênio Sedrus/Prefeitura
Méd. Vet. Luiz Gustavo Silva Oliveira – Convênio Sedrus/Prefeitura
Márcia Regina Pavani – Convênio Sedrus/Prefeitura
Luana M. M. Boiani dos Santos – CATI/SAA
Eng. Agr. Marco Aurélio Parolin Beraldo – CATI/SAA
Eng. Agr. Milaine Trabuco Labella – CATI/SAA
Eng. ambiental Letícia Boza Morais – Diretora de Agricultura e Meio Ambiente de Arealva
- CATI Regional Bauru
Méd. Vet. José Adriano Bandeira Moreira Jorge