Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

Secretaria de Agricultura lança Programa Cacau SP no Vale do Ribeira

Secretaria de Agricultura lança Programa Cacau SP no Vale do Ribeira

Secretaria de Agricultura lança Programa Cacau SP no Vale do Ribeira

 

 

Cultivo em áreas de agroflorestas e em sistemas integrados ganha um novo impulso

com o desenvolvimento das ações do programa estadual

 

Impulsionar a economia local e desenvolver ainda mais a cadeia produtiva da cacauicultura. Esse é o objetivo do Programa Cacau SP no Vale do Ribeira, lançado nesta quarta-feira (10/4), pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), com a presença de mais de 200 pessoas do Vale do Ribeira e de outras regiões. 

Em uma ação coordenada com parceiros de entidades ligadas ao segmento  da iniciativa privada, o encontro, que aconteceu na APTA Regional de Pariquera-Açu, reuniu representantes governamentais, profissionais do campo e produtores rurais.

 

 

Para o secretário executivo de Agricultura, Edson Fernandes, a escolha da região ocorreu, principalmente, pelas características naturais do Vale do Ribeira. “Nós precisamos ocupar essas áreas com uma alternativa de renda viável para os produtores rurais e alavancar ainda mais a produção nacional para retomar a liderança mundial. Temos, aproximadamente, 500 hectares de cacau plantados e podemos chegar a 1.500 hectares no Vale. Ainda temos todas as condições climáticas favoráveis”, ressaltou o secretário executivo.

 

 

O cultivo do cacau em áreas de agroflorestas e em sistemas integrados de produção, principalmente com a cultura da banana, uma das maiores atividades agrícolas dos municípios do Vale do Ribeira, ganha um novo impulso, com o desenvolvimento das ações do programa estadual. Vale destacar que a região apresenta clima quente e úmido na maior parte do ano e concentra a maior área contínua de remanescentes de Mata Atlântica do Estado de São Paulo, o que favorece a expansão da cultura do cacau, uma vez que dispensa o uso de irrigação.

A iniciativa é fruto de um trabalho intenso da extensão rural, por meio da CATI Regional São José do Rio Preto, e da pesquisa, com investimento em tecnologia, conhecimento e prática, lado a lado com os produtores paulistas. “Desde 2014, quando iniciamos os trabalhos com a cultura do cacau na região de São José do Rio Preto, identificamos o grande potencial da cultura como opção viável e rentável para a diversificação de atividades em diversas regiões paulistas”, destacou o coordenador da CATI, Ricardo Domingos Luiz Pereira.

 

 

Para a diretora da CATI Regional Registro, Tais Cristina Canola, a cacauicultura abre portas para novas alternativas e diversificação de produção para a região. “Como órgão responsável pelas ações de assistência técnica e extensão rural (Ater), intensificaremos o nosso trabalho para o sucesso e a consolidação do cacau no Vale do Ribeira, prestando orientação e acompanhamento aos produtores rurais interessados e suas organizações, para a viabilidade do negócio, desde o pré-plantio, manejo, colheita até o beneficiamento e acesso ao mercado”, frisou Tais Cristina.

 

Grupo Técnico da CATI que executa o Programa Cacau SP é homenageado durante o evento

Logo Governo