CATI celebra o Dia Mundial do Solo com atividades de extensão rural
Celebrando o Dia Mundial do Solo (5/12) – instituído em 2013 pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objetivo de alertar para a importância da gestão sustentável de solos saudáveis e a recuperação de solos degradados -, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) realiza ações que incentivam os agricultores paulistas na adoção de práticas integradas com acesso às políticas públicas e ao crédito rural
A CATI tem na conservação dos solos a base de todas as suas ações. E, neste contexto, marcou a data com uma importante reunião estratégica com seus 40 diretores regionais, tendo a conservação do solo como base temática. No evento foram distribuídos kits com sacos adequados para coleta de amostras de solo que serão utilizados no Programa Solo+Fértil (https://www.cati.sp.gov.br/portal/projetos-e-programas/solo-mais-fertil).
Durante a reunião, Ricardo Domingos Luis Pereira, coordenador da CATI, destacou que “conservar o solo é fundamental para ambientes de produção que se sustentem com o passar do tempo”. Já Vinícius Sampaio do Nascimento, engenheiro agrônomo da CATI Regional Guaratinguetá, que coordenada as ações do Programa Solo+Fértil, frisou a importância de que as análises de solo sejam o início das ações concretas nas várias cadeias produtivas em que a CATI atua.

Vinicius Sampaio do Nascimento, que coordena o Programa Solo+Fértil (2.° à esquerda), Ricardo Pereira, coordenador da CATI, (terceiro à esquerda) e parte da equipe de diretores regionais na entrega dos kits do Solo+Fértil.
CATI Regional Limeira realiza Dia de Campo com foco em preservação de nascentes
Em Limeira, o dia foi de “mão no solo”, com a equipe da CATI Regional que, com apoio da prefeitura municipal, realizou o Dia de Campo “Preservação de Nascentes pelo Método Fonte Caxambu”. Carla de Meo, engenheira agrônoma da Regional e organizadora da capacitação, que contou com cerca de 40 participantes, ressaltou que a atividade foi “um aprendizado dialógico e prático de restauração de uma nascente pelo Método Fonte Caxambu, no Sítio Santa Teresa, de propriedade dos produtores agroecológicos Anderson Neubert Quevedo e sua esposa Vivian de Souza Silveira.

O engenheiro agrônomo Osmar Mosca Diz (agachado, demonstrando o método da Fonte Caxambu), do Departamento de Extensão Rural (Dextru)/CATI, foi o instrutor em capacitação.
Para Viviane Schons, integrante do Grupo Gestor do Programa Águas Rurais, que é parte da linha de Pagamento por Serviços Ambientais (https://www.cati.sp.gov.br/portal/projetos-e-programas/projeto-feap-psa—pagamentos-por-servicos-ambientais), a capacitação foi um sucesso, esclarecendo que este projeto é parte dos R$ 10 milhões de subvenção, disponibilizados via Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento alocou para essas importantes tecnologias para a população do campo.

Técnicos e produtores colocam a “mão no solo” durante a capacitação
Antoniane Arantes, líder do Grupo Técnico (GT) de Conservação de Solo e Água da CATI, presente na atividade, frisou a importância de que, no Dia Mundial do Solo, a água seja vista como intrínseca ao solo, criando assim ambientes harmônicos de produção e conservação da natureza. Matheus Docema, da Prefeitura de Limeira, e Laura Martins, do Ceuci/Universidade de Campinas (Unicamp), acompanharam a atividade e destacaram a importância do trabalho coletivo para que a conservação do solo e da água aconteça na prática, sempre alicerçada no conhecimento científico, em especial em áreas periurbanas.
CATI Regional São João da Boa Vista e CATI Regional General Salgado
Já nas Regionais CATI de São João da Boa Vista e General Salgado, as atividades foram de muito trabalho na construção de elementos de bioengenharia para conservação do solo e efetivo manejo de recarga de lençol freático.
Ciro Manzoni, projetista da CATI e chefe da Casa da Agricultura de Vargem Grande do Sul, destacou durante as ações: “Estamos transformando a paisagem da região, fazendo com que a conservação do solo seja uma realidade no entendimento e nas práticas cotidianas do produtor rural”.

Um dos vários projetos de conservação de solo realizado pelo engenheiro agrônomo Ciro Manzoni
Denilson Perpétuo, extensionista da CATI Regional General Salgado, que integra o Grupo Gestor do Programa Berços d’Água (https://www.cati.sp.gov.br/portal/projetos-e-programas/projeto-feap-psa—pagamentos-por-servicos-ambientais) informa que, até o momento já são mais de 380 projetos executados, “mostrando que a CATI possui corpo técnico, metodologia e tecnologia para fazer a conservação do solo acontecer, com retorno concreto ao ambiente e à população do campo e da cidade”.

Projeto realizado pela equipe da CATI Regional General Salgado
“Assim, com muito trabalho que espelha a sua missão e compromisso como órgão de extensão rural, a CATI comemorou o Dia Mundial do Solo com ações concretas pela conservação do solo agrícola paulista, mostrando que a sustentabilidade ambiental, econômica e social acontece em São Paulo”, finaliza Antoniane Arantes, líder do GT de Conservação do Solo e Água.
