O I Encontro de Mulheres da Agricultura “Café, Prosa & Mulheres”, organizado pela CATI Regional Jales, foi realizado no dia 7 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8/3), com o objetivo de reunir agricultoras, extensionistas, profissionais e demais mulheres ligadas ao campo para compartilhar experiências, conhecimentos e fortalecer a importância da mulher na agricultura.
“Em parceria com a Prefeitura Municipal de Jales, o Sindicato Rural de Jales e empresas do setor, foi possível proporcionar um ambiente descontraído e acolhedor para todas, com sorteio de brindes e um café da manhã especial”, explica o engenheiro agrônomo Alessandro Nunes Ferreira, chefe da Casa da Agricultura de Jales, um dos organizadores do evento, informando que participaram do Encontro, mulheres de Jales e de municípios próximos como Aspásia, Pontalinda, Urânia, Mesópolis, Paranapuã, Santa Salete, Palmeira d´Oeste e Santana da Ponte Pensa.

Durante o evento, a socióloga Rute Bernardo, da CATI Regional Jales, enfatizou a importância das políticas públicas para as mulheres da agricultura, firmando o compromisso para um novo evento para a continuidade do tema. “O Encontro foi, sem dúvida, um marco para o reconhecimento da contribuição da mulher na agricultura, além de servir como um espaço de aprendizado, troca e união, que contribui para o fortalecimento da agricultura familiar e o protagonismo da mulher no setor rural”, avalia a socióloga.
Para Alessandro, o evento reforçou o compromisso da CATI com o trabalho de extensão rural amplo que engloba em suas ações a família rural, com olhar especial para as mulheres que, cada vez mais, têm um papel fundamental em todas as áreas do agro, dentro e fora da porteira. “Por isso, a relevância de a data ser celebrada e as mulheres rurais terem um momento especial dedicado a elas”.

Programação
O evento contou com a participação da Dra. Eliane Cervantes, médica nutróloga, que proferiu uma palestra sobre a saúde da mulher e a importância do autocuidado, tema que gerou um bate-papo enriquecedor para todas as mulheres presentes.
Já a engenheira agrônoma aposentada da CATI, Neli Antonia Meneghini Nogueira, trouxe, em sua apresentação, os desafios de sua trajetória profissional na área da engenharia, campo de trabalho predominantemente ocupado por homens. Sua palestra mostrou a conquista das mulheres ao longo da história.

Palestrantes Dra. Eliane Cervantes e Neli Antonia Meneghini Nogueira