Meliponicultores puderam trocar experiências e atualizar conhecimentos sobre SIM, Selo Arte e Gedave
A Casa da Agricultura de Rio Claro, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Limeira, realizou no último sábado, 15 de março, o 2.° Workshop de Meliponicultura de Rio Claro, na Chácara Alternativa, no município.

O evento foi organizado em parceria com várias instituições, entre elas a Chácara Alternativa, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Rio Claro, da Secretaria de Agricultura de Rio Claro, e a Associação dos Criadores de Abelhas Nativas do Nordeste Paulista (ACANP), contando com o apoio da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, da universidade Estadual Paulista (Unesp) – campus de Rio Claro e da Abelhando Brasil.

O objetivo principal foi o de apresentar, aos meliponicultores, palestras sobre regularização dos meliponários, SIM, Selo Arte, cadastro no Sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave) e rastreabilidade do setor, além de oferecer oficinas práticas e divulgação de produtos oriundos da meliponicultura.

Durante o evento, uma feira de produtos melíponas foi aberta ao público e houve muita troca de experiências e vivências no manejo das abelhas sem ferrão. Estiveram presentes cerca de 110 participantes de todas as regiões paulistas, bem como palestrantes membros da CATI, da Defesa Agropecuária, do SIM de Rio Claro e da ACANP.