Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

Casas da Agricultura de Rafard e Capivari realizam uma excursão sobre plantabilidade em grãos para a Unesp de Botucatu

Casas da Agricultura de Rafard e Capivari realizam uma excursão sobre plantabilidade em grãos para a Unesp de Botucatu

As Casas da Agricultura de Capivari e Rafard, ambas vinculadas à Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Piracicaba, organizaram excursão técnica para a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Botucatu, no dia 22 de março de 2025, com a colaboração da Prefeitura do município de Rafard, sobre o tema “plantabilidade de grãos”.

O termo “plantabilidade” significa distribuição uniforme de sementes na horizontal, população indicada e profundidade vertical correta no plantio, segundo o professor Dr. Paulo Roberto Arbex Silva, do Departamento de Engenharia Rural, da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, campus de Botucatu.

Os engenheiros agrônomos Ricardo Stipp Paterniani e Décio Leite, respectivamente das Casas da Agricultura de Capivari e Rafard, promoveram a capacitação em função da demanda crescente de informações sobre plantio de soja, milho e sorgo na região.

Segundo Ricardo, a cultura canavieira é a principal cadeia produtiva nos dois municípios. “No entanto existe um crescente aumento nas áreas de plantio de grãos − mais especificamente soja, milho e sorgo −, o que justifica uma capacitação dos produtores envolvidos nessas culturas”, explica. Décio complementou ao dizer que as manutenções e regulagens do maquinário são primordiais para um ótimo estabelecimento da cultura no campo, sem aumento do custo de produção.

Cerca de 30 pessoas compareçam ao dia da visita, algumas por condução própria e outras pelo transporte oferecido pela Prefeitura de Rafard. Chegando a Botucatu, os produtores foram recebidos pelo prof. Paulo Arbex e sua equipe do Grupo de Plantio Direto (GPD) da Unesp e assistiram a uma apresentação sobre o conceito de plantabilidade e seus efeitos nas culturas de soja, milho e sorgo.

Após um breve café no local, os presentes foram convidados a se dirigir à área experimental do GPD da Faculdade de Ciências Agronômicas. Lá, puderam observar, na prática, como se regula corretamente a plantadeira-adubadeira, os principais erros numa atividade de plantio e como detectar, em campo, as falhas no plantio de milho, soja e sorgo, que podem ocasionar uma redução na produtividade por área. Houve um intenso diálogo entre os presentes e muitas dúvidas foram elucidadas.

Ao final, o professor Paulo agradeceu a presença de todos e comentou que está sempre de “portas abertas” para esse tipo de público. O evento também teve a colaboração Banco Sicredi de Capivari, na pessoa de Daniela Cristiane Danielli, fornecendo brindes aos participantes.

(Com informações das Casas da Agricultura de Rafard e Capivari)

Logo Governo