Evento faz parte do Acordo de Cooperação Técnica entre a SAA, CATI e Esalq
Foi realizado na última quarta-feira, 26, pela a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), o Workshop “Indicação Geográfica – Pesquisa e Gestão Pública”, no prédio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), em Campinas.
O evento faz parte do Acordo de Cooperação Técnica entre a SAA, CATI e Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), com vigência de 8/4/2024 a 7/4/2028 e teve como objetivo discutir os referenciais teóricos e metodológicos da Indicação Geográfica (IG), além de detalhar o cronograma de ações do Plano de Trabalho do projeto “Fomento das indicações geográficas para desenvolvimento sustentável no campo” e promover a valorização dos produtos agroalimentares brasileiros por meio da IG, destacando seus impactos na agregação de valor, diferenciação de mercado e preservação das tradições locais.
A programação contou com a participação de pesquisadores e gestores públicos incluindo representantes da Esalq, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e da CATI e com palestras de Francisco Rodrigo Martins (CATI), Marcio André Miranda (IFSP Campinas) e Ricardo Moncorvo Tonet (Casa da Agricultura de Amparo), que também é técnico envolvido nos processos de registro de IG para café e cachaça do Circuito das Águas Paulista.


Compromisso e conhecimento sobre Indicação Geográfica
O evento pode reforçar o compromisso da CATI em ampliar o conhecimento sobre a IG e fomentar a adoção desse instrumento como estratégia para o desenvolvimento sustentável da produção agropecuária. Além disso, a participação da delegacia do MAPA, representada por Francisco Mitidieri, contribuiu para o alinhamento com normativas federais e melhores práticas no setor.
A CATI também integra o Grupo Técnico de Coordenação dos Processos de Indicações Geográficas, instituído pela Resolução SAA 74, bem como o Fórum Paulista de IG, fortalecendo seu papel na regulamentação e apoio a produtores que buscam o reconhecimento de seus produtos.
O potencial das IGs no estado de São Paulo
O engenheiro agrônomo e coordenador da CATI, Ricardo Domingos Luiz Pereira, e o assessor de gabinete do coordenador, João Brunelli Jr., participam, no próximo dia 24 de abril, do evento “O potencial das IGs no estado de São Paulo: um caminho para a diferenciação, valorização e crescimento econômico”, cujo objetivo é buscar conhecimento e reforçar o compromisso da CATI sobre a IG. O evento acontece na Assembleia Legislativa de São Paulo.