É com pesar que comunicamos o falecimento, ocorrido dia 10 de abril 2025, de nosso extensionista aposentado, José Orilton Franco Pereira, deixando a esposa Maria Estela, os filhos João Paulo e Lucas, e dois netos.
Nascido em Piraju (SP), José Franco, como era conhecido, era engenheiro agrônomo de profissão, mas extensionista por vocação e paixão. Começou sua vida funcional na Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em 1992, ingressando no Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes da CATI (atual CATI Sementes e Mudas), começando sua atuação no Núcleo de Produção de Sementes (atual Núcleo de Sementes) Fazenda Ataliba Leonel. Depois, atuou como chefe de Seção Técnica, no Núcleo de Produção de Sementes de Águas de Santa Bárbara, voltando, em 1997, para Ataliba Leonel, onde se tornou diretor técnico em 2000, cargo exercido até o ano de 2004. Em 2005, transferiu-se para a CATI Regional Ourinhos, onde inicialmente atuou na Casa da Agricultura de Piraju, sendo transferido posteriormente para a chefia da Casa da Agricultura de Tejupá, unidade em que se aposentou no ano de 2022.

“O Zé Franco desenvolveu muitos trabalhos durante sua trajetória na CATI. Sempre foi um profissional atuante, com grande conhecimento técnico nas áreas de extensão rural, produção de sementes e na cafeicultura, uma de suas paixões. Como pessoa era muito alegre, iluminando e animando os locais onde chegava, sempre disposto a trocar experiências e compartilhar os seus saberes com respeito e escutando os produtores e colegas. Para nós, ele sempre foi um exemplo a ser seguido, pela dedicação, amizade, competência e sorriso espontâneo que abria as ‘portas’ para as parcerias, que foram muitas, ao longo de mais de três décadas de trabalho, com muito orgulho de ser ‘catiano’!”, relembram e celebram os colegas da CATI Regional Ourinhos e da CATI Sementes e Mudas.
Nos despedimos de um amigo, prestando nossas condolências à família, mas celebrando sua vida, que deixou uma marca no trabalho da extensão rural na base de uma produção agrícola sustentável, com foco nos homens e mulheres do campo!
