Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

Módulo 2 do Curso de Regularização Ambiental dos Imóveis Rurais do Estado de São Paulo, via Cadastro Ambiental Rural, é realizado em Fernandópolis

Módulo 2 do Curso de Regularização Ambiental dos Imóveis Rurais do Estado de São Paulo, via Cadastro Ambiental Rural, é realizado em Fernandópolis

Curso é resultado de parceria do Crea-SP com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI)

O Crea-SP, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da CATI, realizou, no dia 6 de maio, o 2.º Módulo do Curso de Regularização Ambiental dos Imóveis Rurais | CAR. A capacitação foi promovida pela plataforma Crea-SP Capacita e contou com uma programação híbrida — presencial, no Teatro Municipal de Fernandópolis, e on-line pelas plataformas digitais do conselho.

Com o objetivo de capacitar, orientar e atualizar os profissionais sobre a atuação técnica na regularização ambiental dos imóveis rurais, o curso abordou aspectos legais e práticos, manejo de áreas protegidas, preenchimento de instrumentos pós-Cadastro Ambiental Rural (CAR), compensação de Reserva Legal, regularização de áreas incendiadas e estratégias de comunicação com órgãos competentes.

De acordo com o diretor da CATI Regional Jaú e técnico responsável pelo CAR, Julio Simões Marcondes, o público tem respondido bem a esse tipo de curso e parceria. “Todo o corpo técnico tem se empenhado nos trabalhos para a regularização ambiental das propriedades rurais no estado. A parceria com o Crea-SP segue agregando a esse empenho e estamos muito satisfeitos tanto com a parceria quanto com o interesse e a participação do público”, enfatizou.

Entre os temas discutidos estiveram: responsabilidade técnica dos engenheiros na regularização ambiental; manejo em Reserva Legal e APP; preenchimento de IARA, MRA e PRADA no pós-CAR; compensação de Reserva Legal; regularização de áreas incendiadas com base na Resolução SAA 73/2024; termos de compromisso e revisão de compromissos anteriores.

A programação contou com especialistas renomados nas áreas ambiental e rural, como Eduardo Silva Telles Bicudo do Valle, Everton Aparecido da Silva Ferreira, Guaraci Belo de Oliveira, Julio Simões Marcondes, Leandro Galindo Vitor e Luís Gustavo de Souza Ferreira, os quais compartilharam suas experiências e esclareceram dúvidas dos participantes e promoveram um importante intercâmbio técnico.

Logo Governo