Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

CATI Regional Ourinhos, em parceria com a Defesa Agropecuária, promove reuniões e visitas técnicas para a regularização de empreendimentos via SISP Artesanal

CATI Regional Ourinhos, em parceria com a Defesa Agropecuária, promove reuniões e visitas técnicas para a regularização de empreendimentos via SISP Artesanal

Em uma ação conjunta, técnicos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Ourinhos e servidores da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) têm trabalhado com produtores rurais da região para legalização de suas atividades e agregar valor aos produtos por meio da obtenção do SISP Artesanal. Técnicos da CATI − o médico-veterinário Alfredo Ferrari e o zootecnista Mauricio Barbosa −, junto do técnico da CDA − o médicoveterinário Matheus Millo Hoppe −, atuam em campo promovendo o SISP, que é o serviço de registro de estabelecimento artesanal.

A metodologia de trabalho − implementada pela CATI e Defesa Agropecuária da Regional Ourinhos − consiste, primeiramente, em uma reunião com produtores nos municípios, com intuito de sensibilizá-los sobre a importância da regularização da produção de produtos de origem animal, como pescado, queijo, mel, ovos, entre outros. Em um segundo momento, a convite do próprio produtor interessado na regularização, CATI e Defesa, juntas, por intermédio de seus técnicos, fazem uma visita até a propriedade, onde há orientação sobre a escolha do local no qual será implantado o empreendimento ou adequação de construção já existente.

Com uma visão voltada ao mercado, os técnicos da CATI dão ênfase nas oportunidades de agregação de valor aos produtos com selo SISP. “Por meio da obtenção do SISP Artesanal, o produtor consegue vender seus produtos em diversos mercados, prefeituras e até mesmo divulgá-los nas redes sociais, aumentando seus ganhos”, diz Alfredo Ferrari.

Paralelamente, a CDA, com foco na saúde pública e nas questões sanitárias, alerta os produtores sobre os perigos de comercializar produtos sem inspeção ou origem, colocando em risco a saúde da população. “Esta já é a oitava rodada da atividade, que percorreu alguns dos municípios que compõem a área de atuação da Regional de Ourinhos da Defesa Agropecuária, cujo resultado tem sido a regularização da produção artesanal dos pequenos produtores da região”, comenta Matheus.

Visitas técnicas aos produtores

As reuniões com produtores têm sido um verdadeiro sucesso, com público médio de 50 participantes. “As prefeituras abraçaram essa causa e têm sido grandes parceiras nesse projeto”, comenta Alfredo.

Atualmente, na Regional Ourinhos, seis projetos de regularização estão em andamento, com três plantas pré-aprovadas e em processo de obtenção da aprovação final. Ainda, para adequações ou aquisição de equipamentos, alguns produtores utilizarão recursos do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap).

(Com informações de CATI Regional Ourinhos)

Logo Governo