Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

Dia Nacional da Araucária, 24 de junho

Dia Nacional da Araucária, 24 de junho

Há mais de duas décadas, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), por meio de sua Regional Guaratinguetá, incentiva e promove a cultura da Araucária no município de Cunha e seu entorno. No dia 24 de junho, Dia Nacional da Araucária, celebramos esta árvore nativa brasileira, que enriquece a vida do produtor rural com sua madeira e com o pinhão, tradicionalmente consumido nesta época do ano.

A CATI tem trabalhado na preservação da araucária, apoiando a implantação de pomares que originem novas plantas produtoras. Para isso, matrizes são selecionadas de maneira participativa, com coletores e com a Associação de Produtores Rurais do Município de Cunha.

São obtidos clones, por meio de enxertos das matrizes, para preservação do material genético, no Núcleo de Produção de Mudas de São Bento do Sapucaí, da CATI Sementes e Mudas.

Você saberá um pouco mais sobre este trabalho e sobre o Pinhão no informativo técnico CATI Responde 65: Pinhão SP, produzido e editado pela CATI, que será lançado durante a Hortitec, no dia 25 de junho, e estará disponível no link https://bit.ly/CATI-Responde-65 a partir desta data.

Além disso, a CATI, com o trabalho de sua Casa da Agricultura local, tem um atendimento todo voltado às famílias que vivem da atividade da coleta do pinhão. Unindo os serviços de Ater às políticas públicas existentes, coletores recebem um preço justo pelo produto e podem seguir com esta cultura, de forma sustentável.

Para saber mais, entre em contato com a Casa da Agricultura de Cunha, pelo telefone (12) 3111-1320.

Logo Governo