Por meio da Casa da Agricultura de Itaporanga, a CATI Regional Avaré promoveu, nos dias 12 e 13 de agosto, o I Encontro de Bananicultores de Itaporanga. Encabeçada pelo técnico agrícola da CATI, Roberto Ramos, com o apoio da Prefeitura Municipal de Itaporanga e do Sicredi, o evento foi realizado no Bairro São Sebastião, município de Itaporanga. Cerca de 30 produtores de banana local participaram do encontro, em que foram abordados variados temas.
O primeiro dia de encontro foi dedicado a atualizações sobre a cultura e manejo, com o engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura de Jacupiranga, Agnaldo José de Oliveira; variedades de mudas de banana, com a engenheira agrônoma da CATI Sementes e Mudas, do Núcleo de Itaberá, Sandra Ramos; cadastro no Gedave, com a engenheira agrônoma Telma Martins, da Defesa Agropecuária de Avaré, além das palestras sobre crédito rural do banco Sicredi; e sobre o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), com o técnico Renan Rodrigues, também da CATI Regional Avaré. Estiveram presentes o prefeito municipal de Itaporanga, Fabio Bruno Benini; o vice-prefeito Jeferson Amaral; o presidente da Câmara, José Roberto Bezerra; e vereadores do município.

No dia 13, no período da manhã, foi realizada a parte prática nas propriedades Sítio Neves e Sítio Bergamo, ministrada por Agnaldo Oliveira, onde os produtores puderam aprender as técnicas a campo.

Bem recebido pelos produtores, o evento deve se tornar tradição. Os produtores participantes, que ainda não eram acompanhados pela CATI, solicitaram o acompanhamento do órgão, a fim de melhorarem a sua produtividade e para a adoção de novas técnicas na cultura da banana.
O município de Itaporanga conta, hoje, com 36 produtores de banana, grande maioria de agricultores familiares, com uma área total de 48 hectares, a qual vem aumentando ano a ano.

Segundo o prefeito Fabio Benini, este tipo de evento, em parceria com a CATI, é fundamental para o desenvolvimento do agronegócio local e geração de renda para o município. O prefeito finalizou “cobrando” a realização do II Encontro para o próximo ano.
(Com informações da CATI Regional Avaré)