Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

FIIB 2025 – CATI marca presença na Feira Internacional da Irrigação

FIIB 2025 – CATI marca presença na Feira Internacional da Irrigação

No momento em que os “olhos do mundo” se voltam à produção agropecuária em harmonia com o meio ambiente, a CATI – cumprindo seu compromisso de levar, principalmente aos agricultores familiares, políticas públicas e inovações tecnológicas sustentáveis  – participa da Feira Internacional da Irrigação do Brasil (FIIB 2025).

Ao lado de uma equipe de extensionistas de Regionais, onde a irrigação é essencial para a produtividade e sustentabilidade de cadeias produtivas como a fruticultura, o diretor da CATI, Ricardo Pereira, participou da solenidade de abertura, no dia 19/8, junto com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guiherme Piai.

Em um cenário global de crescente demanda pelo uso consciente e responsável da água, principalmente pelas mudanças climáticas, é imperativo que o agro, cada vez mais, adote soluções que otimizem o uso e promovam práticas sustentáveis.

“O Governo de SP tem investido em linhas de crédito com juros reduzidos, para que os agricultores tenham acesso a equipamentos adequados a sua atividade e área; na regularização ambiental; na facilitação de processos de outorga, entre muitas outras ações. E a CATI, como órgão responsável pela extensão rural na Secretaria de Agricultura e Abastecimento, executa projetos e programas que promovem o uso racional dos recursos hídricos, assim como acompanhamento técnico nas propriedades, inclusive estando à frente da validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Além disso, a nossa unidade CATI Sementes e Mudas adota tecnologia e equipamentos adequados em suas áreas, garantindo produção com qualidade e conservação ambiental”, informa Pereira.

Com foco em sustentabilidade, economia de água e tecnologia, a Feira, que acontece até o dia 21/8, na Expo Dom Pedro, em Campinas (SP), destaca as práticas que estão moldando o futuro da irrigação, em um espaço de debates, palestras, cursos e exposição de máquinas e implementos.

Extensionistas da CATI ministram palestras e atendem produtores e entidades em estande comandado pela equipe de sua Regional Campinas

Entre as principais cadeias produtivas que têm a irrigação como mola propulsora de produtividade e sustentabilidade, a fruticultura se destaca.

Sendo assim, a CATI destacou dois especialistas para falar sobre o panorama e a importância da irrigação no agro de SP e os desafios de cadeias como a do cacau, que tem a irrigação como base para o seu desenvolvimento em áreas não tradicionais como o estado paulista.

E o público presente pode obter informações relavantes sobre o tema, bem como trocar experiências com os chefes das Regionais da CATI de Presidente Prudente, Julio Romeiro, e de São José do Rio Preto, Fernando Miquelletti.

E, em um estande liderado pela equipe da CATI Regional Campinas, os visitantes podem obter mais informações sobre o Projeto Frutas Vermelhas SP, que tem na irrigação um excelente componente de produtividade e sustentabilidade, bem como diversas políticas públicas para o segmento.

Logo Governo