A CATI Regional Barretos, em parceria com o Banco Cooperativa Sicredi, celebrou um marco importante para o agronegócio paulista: a assinatura do primeiro contrato do Programa Pró-Trator na região. O benefício contemplou o produtor rural Idalino Dias Rocha, proprietário do Sítio Sonho Meu, localizado no município de Colômbia, que agora contará com um novo trator para otimizar suas atividades.
O Programa Pró-Trator, iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, visa facilitar a aquisição de tratores e implementos por pequenos e médios produtores paulistas. Seu principal diferencial é o subsídio de 50% da taxa de juros pelo Estado, com metade da taxa Selic em vigor sendo custeada pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap). O limite de financiamento é de até R$ 50 mil por produtor, garantindo maior capilaridade e abrangendo um número expressivo de beneficiários em todo o território paulista.
Para Idalino Dias Rocha, a chegada do novo equipamento representa um avanço significativo em sua propriedade. “Olha, isso aqui pra mim foi um trabalho muito bom feito pelo banco e pela CATI. Vai me ajudar bastante no meu dia a dia, porque eu realmente estava precisando muito desse trator. Agora, com essa máquina nova, vai ser como um braço direito no meu trabalho. Agradeço ao Renato e toda a equipe que fez esse belíssimo trabalho acontecer”, ressaltou o produtor.

Thiago Justino Santos, gerente de Negócios Agro do Sicredi, destacou a dedicação no processo de atendimento. “Desde o começo, quando entramos em contato com o Renato, buscamos fazer todo o processo da forma mais orgânica possível — explicando como funciona, detalhando as taxas e sempre priorizando o que fosse melhor para o produtor rural. Graças a Deus, esse projeto deu certo e, hoje, está beneficiando o seu Idalino com a aquisição desse novo trator, o qual acredito que trará muitos frutos positivos. E isso é muito importante para o produtor rural hoje”, afirmou Thiago.
Renato Soares, especialista agropecuário da CATI Regional Barretos, enfatizou a importância da política pública. “É uma grande satisfação atender os produtores por meio de uma política pública que garante acesso aos pequenos e médios. A aquisição desse trator pelo produtor Idalino, de Colômbia, será de grande valia para o desenvolvimento das atividades dele, especialmente na pecuária de leite. Essa máquina chegou na hora certa, principalmente para a produção de volumoso e reforma de pastagem. É um equipamento de extrema importância e, hoje, graças a Deus, ele conseguiu concretizar essa conquista. É o primeiro trator no âmbito da Regional de Barretos dentro desse programa — e, se Deus quiser, muitos outros ainda virão,” disse Renato.
Rolando Salomão, especialista agropecuário e chefe da CATI Regional Barretos, reforçou a visão do programa. “O Pró-Trator é uma linha de crédito rural criada para facilitar a aquisição de tratores e implementos por pequenos e médios produtores paulistas. A principal vantagem do programa é o subsídio de 50% da taxa de juros pelo Estado, o que garante maior capilaridade e permite atender um número maior de beneficiários em todas as regiões do estado,” explicou.

A concretização deste primeiro financiamento, em Barretos, faz parte da missão da CATI em parceria com a Sicredi para apoiar o desenvolvimento do setor agropecuário, proporcionando ferramentas essenciais para o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade de vida no campo. Este é apenas o início de uma série de novas oportunidades para os produtores da região.
(Com informações da CATI Regional Barretos)