Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

CATI Regional Marília realiza capacitação em manutenção e adequação de estradas rurais e mobiliza público operacional em Garça

CATI Regional Marília realiza capacitação em manutenção e adequação de estradas rurais e mobiliza público operacional em Garça

Voltado a um público estratégico que executa obras e projetos na área, formado por operadores de máquinas, encarregados de estradas e engenheiros de prefeituras, o curso “Manutenção e Adequação de Estradas Rurais” reuniu mais de 40 pessoas, na sede do Sindicato Rural de Garça, município ligado à área de atuação da CATI Regional Marília, que, por meio da Casa da Agricultura local, foi a responsável técnica pela atividade, que contou, como principal instrutor, o engenheiro agrônomo Cláudio Giusti de Souza, diretor da CATI Regional Catanduva, o qual integra o Grupo Técnico (GT) de Conservação do Solo e da Água, que abrange o componente de estradas rurais.

Capacitações como essa, que têm ocorrido também no âmbito de outras Regionais da CATI, se fazem necessárias, pois, de acordo com Cláudio Giusti, que tem grande histórico de atuação na área, a adequação e conservação das estradas rurais implicam diretamente a melhoria das condições sociais, econômicas e ambientais das populações rurais.  “Nesse sentido, a CATI, por meio do GT, propõe ações que, integradas à outras, proporcionam a conservação dos recursos naturais e a melhoria da infraestrutura do setor agropecuário e de abastecimento. Por isso, constantemente são realizados cursos para subsidiar um sistema de gerenciamento das estradas municipais, das vias e melhorias ambientais, em especial voltadas à qualidade de vida regional e à conservação do solo e da água”, explica, ressaltando que as capacitações integram as temáticas de trabalho da CATI. “A capacitação para operadores de máquinas potencializa o uso correto de equipamentos, especialmente os cedidos às prefeituras municipais pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento”.

Para o diretor da CATI Regional Marília, Luiz Felipe de Onofre Borges, a realização do curso no município foi muito importante. “É por meio das estradas rurais que a produção agropecuária é escoada, os alunos vão para a escola e os produtores rurais podem se deslocar para os centros urbanos. Por isso, capacitar os agentes envolvidos nesta manutenção, sem dúvida, colabora para que o serviço seja executado com mais qualidade, além de preservar o meio ambiente”.

Com uma carga horária de 16 horas, o curso contou com uma programação abrangente. Durante o ciclo de palestras, foram abordados os temas: Conceitos de estradas rurais; Legislação de conservação do solo e estradas; Erosão em estradas: causas e soluções; Manutenção preventiva e corretiva; Dispositivos de drenagem; Manutenção adequada de estradas rurais.

Na parte prática, os participantes – que avaliaram positivamente a atividade, destacando a sua importância para melhoria de seu trabalho cotidiano e conservação dos equipamentos – visitaram uma estrada a ser adequada, onde viram in loco a construção de lombada, canaletas e dispositivos de drenagem, bem como adequação da pista de rolamento.

Logo Governo